Jacks Richard de Paulo

Jacks

 

2024 - Atual

Título: Gestão Parental em Redes Sociais: Tecendo reflexões sobre a exposição de crianças e o processo de ensino e de aprendizagem

Descrição: Nos últimos anos, tem se tornado crescente a preocupação e intensificação de pesquisas por parte de educadores que atuam em diferentes níveis de ensino em relação aos reflexos que o uso de tecnologias podem provocar aos alunos. Nesse sentido, o objetivo principal desta investigação científica consiste em refletir sobre a gestão parental em relação a utilização de diferentes mídias pelas crianças e seus desdobramentos em relação ao processo de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento nos anos iniciais da educação básica. Para tal, nesta pesquisa de cunho eminentemente qualitativo, busca-se promover um levantamento de pesquisas produzidas e publicizadas por meio de artigos científicos, no período de 2018 a 2023 sobre a temática em questão. Parte-se da premissa de que através desta pesquisa pode-se descortinar um pouco dos reflexos e dos desdobramentos das tecnologias em relação a perspectiva educacional, principalmente, do saber fazer pedagógico docente para lidar com nova demanda que o envolve o trabalho do professor na contemporaneidade. Acredita-se que ao possibilitar um futuro educador desenvolver tal investigação científica, pode representar um divisor de água na formação docente em termos de novas vivências e experiências que permeiam o contexto atual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Jacks Richard de Paulo - Coordenador / Samara Beatriz Matos Lobo - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

2023 - 2024

Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA UFOP COM A ESCOLA VOLTADAS PARA O PROCESSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DE TECNOLOGIAS

Descrição: A mesa permanente, vinculada ao Programa UFOP com a Escola é composta por representantes das secretarias municipais e estaduais de ensino dos municípios pertencentes a região dos Inconfidentes. As ações da mesa são voltadas para a implementação de propostas de formação continuada de professores com vistas a contribuir para o aprimoramento do processo de ensino, de aprendizagem e de produção de conhecimento. Nesse sentido, nesta pesquisa de cunho eminentemente qualitativo, o objetivo principal consiste em refletir sobre as propostas de formação continuada ofertadas aos professores que atuam na região dos Inconfidentes e que visaram potencializar a mediação pedagógica por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nos Anos Iniciais da Educação Básica. Para tal, nesta pesquisa documental, o levantamento de dados e informações se dará por meio dos registros das propostas de formação continuada, realizadas pelo referido programa, no período de 2010 a 2022. Acredita-se que os dados desta pesquisa podem evidenciar os desdobramentos e os reflexos das tecnologias na prática pedagógica dos docentes, enquanto temática transversal, já fortemente evidenciada em documentos legais e que orientam a necessidade de trabalho com tal temática pelo professor em sala de aula. Ademais, também se acredita que a participação de um futuro professor nessa pesquisa, pode simbolizar um momento singular em seu processo formativo, em torno de intensificar as reflexões sobre tanto sobre a necessidade da formação continuada quanto de se conhecer os desdobramentos destas voltado para (re)significar o saber fazer pedagógico em face das novas demandas que envolvem a contemporaneidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Jacks Richard de Paulo - Coordenador / Daniela de Oliveira Pereira - Integrante / Raissa Rosa de Oliveira - Integrante.
Financiador(es): Projeto de Iniciação à Pesquisa_UFOP - Bolsa.

2021 - 2022

Título: Análise dos impactos da pandemia covid 19 sobre a educação básica: as cidades de Mariana e Ouro Preto - MG.

Descrição: Recentemente, a sociedade em geral, tem presenciado inúmeras transformações e mudanças em decorrência da pandemia. Assim, busca-se por meio desta pesquisa de natureza eminentemente qualitativa, analisar os impactos ocasionados pela pandemia Covid 19 nas escolas de educação básica das cidades de Mariana e Ouro Preto, localizadas no interior do estado de Minas Gerais. Para tal, será realizada uma pesquisa documental junto aos registros tanto das secretarias municipais de educação quanto das instituições de ensino que atendem os anos iniciais da educação básica nas referidas cidades. Acredita-se que os dados desta pesquisa possam demonstrar através de cenários os desdobramentos da pandemia em relação a este nível de ensino, em específico, que representa o lócus de trabalho dos Pedagogos. Por fim, a participação de um futuro Pedagogo nessa investigação pode estimular tanto a participação quanto a relevância de se promover a reflexão por parte destes futuros profissionais em relação aos desdobramentos que afligem as instituições de educação básica na contemporaneidade. Esse projeto teve a participação de uma bolsista de iniciação científica/PIBIC/CNPQ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Jacks Richard de Paulo - Coordenador / Stela Maris Mendes Siqueira Araújo - Integrante / Maria Valdinéia Gonçalves Luiz Dias - Integrante / KETELEN VALENTIM DE JESUS - Integrante.
Financiador(es): CNPq - Bolsa.

2020 - 2021

Título: O uso do Fanzine como ferramenta educacional em Turmas de EJA

Descrição: Com essa pesquisa temos o intuito de levar aos alunos da modalidade EJA, um trabalho de auxílio na alfabetização icônica e imagética, bem como de torná-los aptos a perceberem-se como indivíduos criativos, valorizando-os, ao mesmo tempo em que conceba aprendizagem com conceitos básicos da imagem e textual básico. Usando como método a criação coletiva e montagem de Fanzines ? revistas manufaturadas de temáticas livres e interdisciplinares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Jacks Richard de Paulo - Coordenador / ROMULO MARCIO FERREIRA - Integrante.