Sheila Alves de Almeida

Sheila

2021 - Atual

Título: Linguagem oral e escrita no contexto escolar

Descrição: A proposta de pesquisa tem como objetivo o estudo da produção do discurso oral e escrito na escola. Modos de aprender e de ensinar são o nosso horizonte de trabalho. O estudo se desenvolve na perspectiva discursiva, com fundamentação bakhtiniana; o texto assume papel teórico e metodológico relevante no estudo. Os objetivos gerais da pesquisa são compreender (a) fatores que intervêm nos processos de produção do discurso; e (b) modos de construção do discurso oral e escrito de alunos, em diferentes momentos do processo de escolarização nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas aulas de Ciências. Como objetivos específicos, espera-se: 1- Caracterizar aspectos composicionais que indiciem a organização dos gêneros discursivos nas aulas em questão, ou seja, as formas de estruturação do dizer; 2- Caracterizar aspectos estilísticos que indiciem a organização dos saberes relativos à(s) linguagem(ns) social(is) implicada(s) na produção do discurso; 3- Compreender fatores que intervêm na produção dos discursos escritos de alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Sheila Alves de Almeida - Coordenador / Maria Emília Caixeta de Castro Lima - Integrante / José João Vieira Júnior - Integrante / Joyce Loraine Lopes Cunha - Integrante / RODRIGUES, GISELLE BARBOSA ANDRADE - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Outra.

2019 - Atual

Título: Divulgação científica para crianças

Descrição: Este projeto tem como objetivo estudar os processos de construção de significados por meio da análise de situações de sala de aula, tendo como foco a interação entre alunos e professores mediados por suportes de comunicação científica para crianças..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Sheila Alves de Almeida - Coordenador / Yara Câmara Moreira - Integrante / José João Vieira Júnior - Integrante / Joyce Loraine Lopes Cunha - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Auxílio financeiro.

2018 - 2022

Título: A divulgação científica para crianças nos suportes midiáticos

Descrição: A apresentação de questões científicas nas animações, quadrinhos e artigos varia de acordo com os objetivos da comunicação.Em alguns suportes a dimensão científica é destacada e em outras ressalta-se a dimensão lúdica, sendo a mensagem científica um pretexto para o entretenimento. Em muitos materiais, a relação verbovisual é marcada pela didaticidade. Pretende-se neste estudo analisar a relação verbo-visual do gênero de divulgação científica para crianças, especialmente nas revistas em quadrinhos, artigos e animações. Para tanto, a investigação contará com uma abordagem qualitativa, que conta com análise documental de artigos da revista Ciência Hoje das Crianças, animações que tratam de temas da ciência com acessos expressivos na internet e quadrinhos com alta tiragem no mercado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Sheila Alves de Almeida - Coordenador / Michele Conceição Silva - Integrante / Soliane Gonçalves da Silva - Integrante / Joyce Loraine Lopes Cunha - Integrante.