2022 - 2024
Título: Efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática no ensino fundamental
Descrição: Projeto vinculado ao Programa Pesquisador Mineiro (PPM) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) (projeto n#730; PPM-00583-18).Existem poucas pesquisas que consideram o efeito indireto do nível socioeconômico (mediado por outras variáveis) sobre a proficiência dos alunos. Geralmente os trabalhos focam no efeito direto. Além disso, existe uma carência muito grande no Brasil de pesquisas na área Educacional com dados longitudinais. Nesse sentido, o objetivo desse projeto é analisar o efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática no ensino fundamental, considerando como variável mediadora o tipo de escola (municipal, estadual, federal e privada). Utilizaremos a base de dados da Pesquisa GERES Estudo longitudinal da Geração Escolar 2005. A abordagem analítica será quantitativa, baseada em modelos multiníveis (Modelagem de Equações Estruturais Multinível). Os conhecimentos produzidos com esse projeto poderão contribuir para uma elaboração cientificamente orientada de ações voltadas para a melhoria da qualidade e equidade da Educação, especialmente por considerar o tipo de escola (municipal, estadual, federal e privada) atrelado aos efeitos do nível socioeconômico por meio de dados longitudinais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Daniel Abud Seabra Matos - Coordenador / Walter Lana Leite - Integrante / Erica Castilho Rodrigues - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2019 - Atual
Título: Avaliação educacional: análises sobre avaliação externa e avaliação de sala de aula
Descrição: A avaliação educacional tem recebido cada vez mais atenção nos últimos anos. Dentre as várias possibilidades de abordagem desse campo de pesquisa, esse projeto foca na avaliação externa e na avaliação de sala de aula (da aprendizagem). Aqui são exploradas as diversas interfaces da avaliação educacional, incluindo usos, políticas públicas e outros aspectos. São objetivos desse projeto: analisar características, usos e implicações da avaliação de sala de aula e da avaliação externa; investigar a apropriação pedagógica dos resultados das avaliações externas; avaliar a elaboração e utilização de indicadores educacionais; analisar o desempenho escolar dos alunos, tanto pela avaliação externa quanto pela avaliação de sala de aula; investigar diversos tipos de instrumentos de avaliação. O projeto ainda prevê a utilização de métodos quantitativos e qualitativos e não se limita a um nível de ensino específico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Daniel Abud Seabra Matos - Coordenador / Aryane Isabel Silva de Azevedo - Integrante / Karina Aparecida da Silva - Integrante / Ranna Alves - Integrante.
2019 - Atual
Título: Taxonomias cognitivas: diálogos entre Psicologia Cognitiva e Educação
Descrição: Para auxiliar docentes no processo de ensino e aprendizagem, pesquisadores vêm criando instrumentos como as taxonomias cognitivas. Além da taxonomia de Bloom, mais conhecida na literatura educacional, existem outras taxonomias. São alguns exemplos: a taxonomia de Marzano, a Depth of Knowledge e a taxonomia Structure of Observing Learning Outcome (SOLO). O objetivo desse projeto é, a partir de diversas taxonomias cognitivas, analisar temas atuais na educação como competências, objetivos de aprendizagem e currículo. A recente criação e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por exemplo, se mostra associada a esse debate. Esse projeto envolve um conjunto de pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE - UFOP), englobando questões como: elaboração e classificação de objetivos de aprendizagem com diversos níveis de complexidade cognitiva; análise de sentenças descritoras, destacando os seus processos cognitivos e conhecimentos avaliados; análise de itens de avaliações externas e processos cognitivos associados; dentre outros. O projeto prevê a aplicação das taxonomias cognitivas aos diversos tipos de avaliação educacional, incluindo a avaliação de sala de aula. A principal contribuição do projeto é aprofundar o debate sobre complexidade cognitiva na Educação, a partir do estudo de diversos fenômenos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Daniel Abud Seabra Matos - Coordenador / Solange Maria Mol - Integrante / José Francisco Soares - Integrante / Carlos Eduardo Mathias Motta - Integrante / Yasmin Maria Marzano Andrade - Integrante.