2022 - Atual
Título: A Gramática da Política Educacional Racial na Nova República
Descrição: Busca-se investigar como o Estado brasileiro, a partir da Constituição Cidadã, vem (ou não) desenhando e/ou implementando políticas educacionais de atributo racial, no que diz respeito aos sistemas de financiamento e gestão educacionais, especialmente, nos programas de avaliação e monitoramento. Um objetivo decorrente deste primeiro relaciona-se ao exame de mecanismos de equidade em programas e políticas produzidas na contemporaneidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi - Coordenador / Victor Delgado Sena - Integrante / lucimar rosa dias - Integrante / Eduardo Januario - Integrante.
2017 - 2021
Título: Fronteiras do Estado na educação: características, condicionantes e tendências de privatização.
Descrição: O propósito do trabalho é investigar, utilizando abordagem multimétodo, mudanças em curso no Estado brasileiro, no campo educacional, que tendem a alterar as relações Estado e mercado; Estado e Sociedade, podendo levar à alteração dos modos como o Estado se concretiza e opera na oferta de educação básica pública. Mais especificamente, pretende-se investigar quais são as características dos processos de privatização que têm se delineado na esfera da educação, as possíveis condicionantes do processo e os formatos que parcerias público-privado têm assumido no caso brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi - Coordenador / Marcelo Donizete da Silva - Integrante / Mateus Versieux - Integrante / Ariane Dianes dos Santos Silva - Integrante / Gustavo Henrique Trajano de Lima - Integrante / Flávia Christina Joanini - Integrante.
Financiador(es): Pró-Reitoria de Pesquisa UFOP - Bolsa.