2024 - Atual
Título: Política Educacional Sulamericana-Argentina,Brasil Chile e Uruguai: Formação Inicial de Professores; Professores Iniciantes e Trabalho Didático
Descrição: A proposta de pesquisa parte de uma perspectiva investigativa inserida no debate geopolítico Sul-Sul, com foco nas políticas educacionais destinadas a formação de professores de quatro contextos sul-americanos nos últimos dez anos (2014-2023). O projeto, caracterizado como uma pesquisa em cooperação, com base na seguinte questão: como as políticas educacionais formuladas e implementadas nesses quatro países orientam a iniciação à docência na formação inicial, o apoio e acompanhamento de professores iniciantes e o trabalho didático nos processos de formação inicial e continuada? Em torno da questão central circundam outras: quais as diretrizes e ações voltadas para a iniciação à docência no contexto da formação inicial de professores? Como o apoio e o acompanhamento de professores iniciantes são contemplado nas políticas educativas dirigidas para o desenvolvimento de professores na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai e quais suas conexões teóricas e metodológicas? Quais os dispositivos de formação previstos e implementados com vistas a apoiar e acompanhar o processo de inserção docente nesses contextos? Que concepção o trabalho didático assume nas políticas formuladas e implementadas nesses quatro países, especialmente naquelas voltadas para a formação continuada? Tem como principal objetivo analisar as políticas de formação de professores de quatro países. Como marco teórico da investigação, este projeto está orientado pelo debate da cooperação sul-sul em sua perspectiva mais recente do sul-global no qual estão embasadas as epistemologias do sul. Perspectiva-se um desenho teórico-metodológico da pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza teórica ? bibliográfica e documental, considerando: a) políticas de iniciação à docência no contexto da formação inicial de professores; b) dispositivos de formação previstos e implementados voltados para a inserção na docência; c) trabalho didático nos processos de formação inicial e formação continuada..
Situação: Em andamento.
Integrantes: Jose Rubens Lima Jardilino - Coordenador / Isabel Maria Sabino de Farias - Integrante / Andressa Maris Rezende Oliveri - Integrante / Ana Maria Mendes Sampaio - Integrante / Marcia de Souza Hobold - Integrante / Renato José Dias Pereira - Integrante / Breno Henrique Matias - Integrante / ILICH SILVA-PEÑA - Integrante / Maria Elena Martinez - Integrante / Silvia Umpiérrez Oroño - Integrante / Mariela Esther Questa Torterolo - Integrante / Claudia Cabrera Borges - Integrante / Andressa Graziele Brandt - Integrante / Ana Paula Jung - Integrante / Iris Martins de Souza Castro - Integrante / Nara Lucia Gomes Lima - Integrante / Sandy Lima Costa - Integrante / Silvia Zimmermann PereiraGuesser - Integrante / Tatiane Aparecida Martini - Integrante / Andrea María Tejera Techera - Integrante / Juliano Agapito - Integrante / Maria Mikaele da Silva Cavalcante - Integrante / Nilson de Souza Cardoso - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2023 - Atual
Título: Univeristarização da Formação de Professores na A. L - México, Guatemala, Colômbia e Brasil
Descrição: O presente projeto tem como foco a análise da elaboração e/ou implementação de políticas educacionais para a formação de professores na América Latina, tomando como objeto de investigação àquelas que incidiram ou prepararam o processo de universitarização da formação no Brasil, Colômbia, Guatemala e México. O estudo terá como pressuposto analítico o cenário sócio-político e econômico do fenômeno no âmbito das Reformas educacionais implementadas na América Latina na segunda metade do século XX. O objetivo central é compreender, no contexto latino-americano, as causas históricas, políticas e sociais que levaram a elaboração de politicas de universitarizaçãoda formação docente. Como pressuposto teórico a pesquisa se utilizará das concepção dociclos de políticas de Stephen J Ball e utilizará como metodologia a perspectiva do estudos comparados em educação. Como suportes empíricos a pesquisa se utilizará das fontes documentais: Legislação, Relatórios e Programas governamentais e outros, assim como documentos diversos das instituições educativas receptoras/ou implementadoras das políticas..
Situação: Em andamento;
Integrantes: Jose Rubens Lima Jardilino - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2022 - Atual
Título: Formação de Professores em Minas Gerais: Formação, Profissão e Trabalho Docente na Região dos Inconfidentes
Descrição: A pesquisa propõe a analisar os processos formativos dos licenciandos/as (formação inicial) e dos professores/as (formação continuada) dos cursos de licenciaturas das IES públicas da Região dos Inconfidentes - MG, considerando as perspectivas formativas desses sujeitos, com fins a compreender o Projeto Institucional de Formação de Professores e suas respectivas concepções de formação. Motivada pelo contexto de influências que cerca o campo de formação docente: políticas, sociais, econômicas e culturais, que impulsionaram, inclusive, a aprovação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior, bem como para a formação continuada da Resolução CNE/CP n 02/2109. A Pesquisa busca investigar se as instituições da referida Região possuem projetos claramente delineados para a Formação de Professores em suas licenciaturas, e se por meio deles consigam superar os impasses das mudanças e redirecionamentos da legislação atual sobre a Formação de Professores. Trata- se de uma pesquisa colaborativa, de natureza qualitativa, que se debruçará sobre investigação bibliográfica e documental e fará uso de instrumentos diferenciados para captar os dados: questionários de caracterização, entrevistas semiestruturadas, sessões conversas, grupos focais, entre outros que se fizerem necessários..
Situação: Em andamento;
Integrantes: Jose Rubens Lima Jardilino - Coordenador / Celia Maria Fernandes Nunes - Integrante / Regina Magna Bonifácio de Araujo - Integrante / JULIANA SANTOS DA CONCEIÇÃO - Integrante / Andressa Maris Rezende Oliveri - Integrante / Ana Maria Mendes Sampaio - Integrante / Breno Henrique Mathias - Integrante / Renato José Dias Pereira - Integrante / Valdete Aparecida Fernandes Moutinho - Integrante / Nilzilene Lucindo - Integrante / Jhaynara Bitencourt Pimentel - Integrante / Vanessa Peixoto de Carvalho Alves - Integrante / Wander Luiz Ferreira - Integrante / Ricardo Alisson Carvalho - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Outra.
2020 - 2023
Título: Políticas de Formação de Professores: Análise de impactos das políticas e financiamento dos Programas PIBID e OBEDUC na Formação de Professores da Região dos Inconfidentes, Minas Gerais, no período de 2008-2018.
Descrição: Pelo presente projeto me proponho a realizar uma análise das políticas educacionais para a formação de professores em Minas Gerais na Região dos Inconfidentes, microrregião mineira,que engloba os municípios pertencentes à 25ª Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, MG(25ª SRE-MG), compreendendo cinco municípios: Mariana, Ouro Preto, Acaiaca, Diogo de Vasconcelos e Itabirito. A pesquisa terá como locus os Municípios de Mariana e Ouro Preto, onde se situam duas IES ?Universidade Federal de Ouro Preto ?UFOP, Campi Mariana e Ouro Preto e o Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais ?IFMG, Campus Ouro Preto.O objeto principal da pesquisa será composto de dois programas de formação de professores coordenados e financiados pela CAPES/CEB?Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Observatório da Educação (OBEDUC) nos anos de 2008-2018..
Situação: Concluído.
Integrantes: Jose Rubens Lima Jardilino - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2018 - 2022
Título: Formação Docente - Editoração de Revistas Científicas. CHE.APL.00428.17
Descrição: Projeto de Editoração da Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores - de responsabilidade editorial do GT 08 Formação de Professores da ANPEd. Os objetivos do Projeto é a melhoria da publicação, no que diz respeito aos critérios da avaliação do Qualis Períodicos da CAPES. e com fins a divulgar de maneira ininterrupta a produção do campo da Formação de Professores no Brasil. Formação de Editores e Colaboradores com fins ao conhecimentos de Divulgação da Produção Científica, Métricas Acadêmicas, Fator de Impacto da Produção Financiamento- Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais - FAPEMIG. PROJETO CHE_APL.00428.17.
Situação: Concluído;
Integrantes: Jose Rubens Lima Jardilino - Coordenador / Joana Paulin Romanowski - Integrante / Julio E. Diniz-Pereira - Integrante / Marcia de Souza Hobold - Integrante / Breno Henrique Mathias - Integrante / Renato José Dias Pereira - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
Título: Formación de Educadores en las Escuelas Normales Superiores.
Descrição: Este projeto (Uma pesquisa de longa duração) está sendo desenvolvido no âmbito de duas (2) Redes internacionais de pesquisa: La Red "formación de educadores en las Escuelas Normales de Iberoamérica y África e a Red Internacional de Maestras de pueblos originarios, rurales, africanas y afrodescendientes" que operam por iniciativa do GRUPO HISULA. Trata-se de um estudo comparado da formação de Professores na América Latina que vem sendo organizado pelo Grupo HISULA - História de la Universidad Latino Americana, no âmbito do Programa de Doutorado em Ciências de Educação de RUDECOLOMBIA - Rede de universidade públicas colombiana, sob a coordenação dos Doutores Diana Elvira Soto Arango e José Rubens Lima Jardilino, diretores do Grupo HISULA. Atualmente está na sua terceira fase. 2021-2024. Os resultados parciais são apresnetados nos Simpósio que acontecem anualmente em diferentes paises..
Situação: Em andamento.
Integrantes: Jose Rubens Lima Jardilino - Coordenador / Diana Elvira Soto Arango - Integrante / Armando Martinez Moya - Integrante / José Cortez - Integrante / Malén Rátiva-Velandia - Integrante / Alejandro Avila - Integrante / Victor Augusto de Deus Barbosa - Integrante / João Paulo Rodrigues Pereira - Integrante / Mario Gomes Ferreira - Integrante / Dostoiewsky Americano do Brasil - Integrante.
Financiador(es): UNIVERSIDAD PEDAGÓGICA Y TECNOLÓGICA DE COLOMBIA - Cooperação / COLCIENCIAS - Instituto Colombiano para el Desarrollo de la Ciencia y la Te - Cooperação.