João Quadros Jr.

2021 - Atual: O uso da música na regulação do estado de ânimo e na promoção de comportamentos pró-sociais em estudantes de Ouro Preto-MG

Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo compreender de que forma a música atua na regulação do estado de ânimo e na geração de comportamentos pró-sociais em adolescentes em situação de vulnerabilidade. Participarão desse estudo 120 estudantes de 1 escola estadual de Ensino Médio localizada na periferia de Ouro Preto-MG. Para a coleta de dados, serão utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Avaliação das Preferências Musicais (SOARES-QUADROS JR; SÁ; TORRES, 2021); Escala de Valoração do Estado de Ânimo (SANZ, 2001); Escala de Autoestima de Rosenberg (ROSENBERG, 1965); Inventário dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade (JOHN; SRIVASTAVA, 1999); Escala de Afetos Positivos e Negativos (WATSON; CLARK; TELLEGEN, 1988); e Escala de Pró-Sociabilidade (CAPRARA et al., 2005). Para a análise de dados, será empregado o software SPSS para se levar a cabo análises estatísticas de tipo descritiva e inferencial. Como resultado, espera-se: 1) confirmar as hipóteses de que a música atua como uma ferramenta reguladora do estado de ânimo e promotora de comportamentos e sentimentos pró-sociais em adolescentes; 2) desenvolver nos estudantes um perfil de consumo musical mais diversificado; 3) reduzir os índices de violência estudantil nos centros participantes, resultando em uma melhoria significativa dos rendimentos escolares dos alunos participantes. Assim, almeja-se que esse estudo motive a realização de novos trabalhos sobre essa temática, incentivando a criação de políticas públicas para o uso da música para combate a problemas emocionais e à violência estudantil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Fortunato Soares de Quadros Júnior - Coordenador / Marcelo Trevisan Gonçalves - Integrante / Flávia Cristina Santos Paz - Integrante / Mayne Pastore Filgueiras - Integrante / Beatriz Vitória Mello Santos - Integrante / Everton Alves Silva - Integrante / Jéssica Vieira de Souza - Integrante / Célio Diniz Ribeiro Júnior - Integrante / Lívia Hellen Martins - Integrante / Marília Soto Marcicano - Integrante / Raquel Monteiro de Resende Costa - Integrante / Bernardo Pereira Avelino - Integrante / Raissa Anastásia de Souza Melo - Integrante / Nádia Terezinha Leocádio Campos - Integrante / Luciane Cristina de Souza Marques - Integrante / Gleiciele Nascimento Silva Macedo dos Santos - Integrante / Dallyane Drielle de Lima Carvalho - Integrante / Bárbara Luiza Alves Pereira - Integrante / Igor Hemerson Coimbra Rocha - Integrante / Cleuza Maria de Oliveira - Integrante / Fernanda Sampaio de Almeida - Integrante / Fernanda Luiza de Sousa - Integrante / Wellington Nonato Borges Sobrinho - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
 

2021 - Atual: Currículo, práticas e metodologias de ensino das linguagens artísticas na Educação brasileira

Descrição: Este projeto visa investigar como os currículos, as práticas e as metodologias de ensino das linguagens artísticas implementados em diferentes contextos educacionais no Brasil contribuem para o aprendizado artístico e geral, bem como se relacionam com aspectos como inclusão, criatividade, pensamento crítico, sensibilidade cultural e diversidade. Para tanto, o projeto adotará uma abordagem mista, utilizando como instrumentos de coleta pesquisa documental, questionários, entrevistas, observações, registros manuais e audiovisuais, que serão aplicados a gestores, agentes culturais, docentes, discentes e comunidade. A triangulação de dados permitirá uma compreensão aprofundada das dinâmicas envolvidas no ensino das artes. Como resultados, espera-se identificar práticas pedagógicas eficazes e inovadoras que possam ser replicadas em outros contextos educacionais, bem como destacar os principais desafios enfrentados por educadores e propor recomendações para políticas públicas que promovam a valorização e o fortalecimento do ensino das artes no Brasil. Além disso, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de currículos mais integrados e inclusivos, que reconheçam e valorizem a diversidade cultural e artística do país. Finalmente, busca-se entender como as artes podem contribuir para a formação artística e geral do indivíduo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Fortunato Soares de Quadros Júnior - Coordenador / Marcelo Trevisan Gonçalves - Integrante / Maria de Jesus dos Santos Diniz - Integrante / Ana Cristina Souza Silva - Integrante / Beatriz Vitória Mello Santos - Integrante / Everton Alves Silva - Integrante / Bernardo Pereira Avelino - Integrante / Raissa Anastásia de Souza Melo - Integrante / Nádia Terezinha Leocádio Campos - Integrante / Luciane Cristina de Souza Marques - Integrante / Gleiciele Nascimento Silva Macedo dos Santos - Integrante / Dallyane Drielle de Lima Carvalho - Integrante / Bárbara Luiza Alves Pereira - Integrante / Igor Hemerson Coimbra Rocha - Integrante / Fernanda Sampaio de Almeida - Integrante / Fernanda Luiza de Sousa - Integrante / Wellington Nonato Borges Sobrinho - Integrante / Teresa Reig Sanz - Integrante.
 

2021 - 2023: Innovación TIC para el análisis de la formación y satisfacción de estudiantes y egresados de grado en educación infantil y primaria y de la valoración de sus empleadores. Una perspectiva transnacional (INNOTEDUC)

Descrição: El empleo de las TIC como recurso innovador para la evaluación de la formación del profesorado de educación infantil y primaria permite analizar, desde una aproximación alineada con un contexto digital que está extendido en todos los ámbitos (GonzálezSanmamed, Estévez, Souto Muñoz, 2020), la satisfacción de estudiantes y egresados con la formación recibida y las características de su inserción laboral. El análisis de la formación y desempeño laboral del profesorado de educación infantil y primaria y de su competencia digital es un asunto crucial en la evaluación y mejora de los programas formativos del profesorado de estas etapas y de su inserción profesional (Hargreaves Fullan, 2014; Lorenzo Amílcar, 2018). Además, una evaluación satisfactoria de las competencias adquiridas por los maestros en la formación inicial y de su aplicación en el desarrollo profesional es algo que corresponde no solo a los estudiantes y egresados, sino también y de forma significativa- a los empleadores de estos titulados (García-Blanco Cárdenas-Sempértegui, 2018), que en el caso de Europa y Latinoamérica provienen principalmente del sector público y sus ofertas de empleo. De este modo, los empleadores se identifican entre las autoridades académicas e instituciones que dan trabajo docente a este tipo de egresados y pueden expresar un juicio certero acerca de las competencias generales y digitales adquiridas y de su adecuación al empleo en centros educativos (Lorenzo, 2021)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Fortunato Soares de Quadros Júnior - Integrante / LORENZO, OSWALDO - Coordenador.
Financiador(es): Junta de Andalucía  (Espanha) - Auxílio financeiro.

 

2020 - 2021: A Arte Contemporânea na formação inicial do professor de Artes Visuais: análise dos cursos de Licenciatura no Brasil

Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar de que forma a arte contemporânea está integrada na formação do docente em Artes Visuais. Para tanto, serão analisados os PPC de todos os cursos de Artes Visuais no Brasil, nas modalidades presencial e EaD, que estejam disponíveis na internet. Os dados coletados serão organizados e analisados em função das seguintes categorias: título, tipo, carga horária, pré-requisito, ementa e bibliografia. Todas esses dados serão analisados em função das variáveis região e modalidade. Espera-se que esse estudo possa oferecer um panorama atualizado sobre a oferta do conteúdo Arte Contemporânea aos futuros docentes de Artes Visuais, bem como refletir acerca do acesso a esse conteúdo dentro da Educação Básica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Fortunato Soares de Quadros Júnior - Coordenador / Maria de Jesus dos Santos Diniz - Integrante / Thainara Coelho Monteiro - Integrante / Ana Cristina Souza Silva - Integrante.
 

2020 - 2021: The role of music during the Coronavirus crisis

Descrição: Music is known for its stress reducing abilities and its anxiolytic effects. In addition, music is one of the strongest agents able to promote social cohesion as recently seen in the "balcony singing" scenes around the world. In our study we wish to examine how people in different countries (Israel, Brazil, Argentina, Colombia, United States, Mexico, United Kingdom, Italy, Portugal, Spain, Netherlands, Norway, France, and China) used (or did not use) music during the COVID-19 crisis, especially when under lock-down. We assume music listening and playing (as a hobby) has increased during the crisis; that music was used to alleviate negative feelings and promote positive ones, and to enhance feelings of "togetherness" with neighbors and others. This, however, maybe modulated by many variables including one's general attitude towards music, other means available to obtain the same ends, age, personality traits related to stress, anxiety or resilience, and cultural variables such as ingrained traditions. In order to study these questions we will use an online questionnaire and compare the gathered data to an in depth analysis of data from music streaming companies. We believe our research may provide useful information about how to best use music in order to reduce negative feelings (stress, anxiety, and loneliness) and maintain well-being, specially during crisis as COVID-19..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Fortunato Soares de Quadros Júnior - Integrante / Roni Granot - Coordenador / Renné Timmers - Integrante / David Greenberg - Integrante / Daniel Spitz - Integrante / Filipa Lã - Integrante / Pastora Martínez - Integrante / Ruth Nayibe Cárdenas - Integrante / Maria Marchiano - Integrante / María Isabel Gutiérrez-Blasco - Integrante / Lily Dabdoub - Integrante / R.S. Schaefer - Integrante / Naji Essmaeel - Integrante / Carlotta Lega - Integrante / M. Coers - Integrante / Matias Tanco - Integrante / J. K. Vuoskoski - Integrante / John Melvin Gudnyson Treider - Integrante.

 

2018 - 2022: O uso da música na regulação do estado de ânimo e na promoção de comportamentos pró-sociais em estudantes de periferias em São Luís-MA

Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo compreender de que forma a música atua na regulação do estado de ânimo e na geração de comportamentos pró-sociais em adolescentes em situação de risco social. Participarão desse estudo 240 estudantes de 3 escolas estaduais de ensino médio localizadas em bairros da periferia de São Luís, selecionadas a partir de maneira randômica. Para a coleta de dados, serão utilizados os seguintes instrumentos: Questionário sobre Frequência de Escuta de Estilos Musicais (LORENZO; CREMADES; HERRERA, 2010); Escala de Valoração do Estado de Ânimo (SANZ, 2001); Escala de Autoestima de Rosenberg (ROSENBERG, 1965); Inventário dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade (JOHN; SRIVASTAVA, 1999); Escala de Afetos Positivos e Negativos (WATSON; CLARK; TELLEGEN, 1988); e Escala de Pró-Sociabilidade (CAPRARA et al., 2005). Para a análise de dados, será empregado o software SPSS para se levar a cabo análises estatísticas de tipo descritiva e inferencial. Como resultado, espera- se: 1) reduzir os índices de violência estudantil nos centros participantes, resultando em uma melhoria significativa dos rendimentos escolares dos alunos participantes; 2) desenvolver nos estudantes um perfil de consumo musical mais diversificada; 3) confirmar a hipótese de que a música pode atuar como uma ferramenta reguladora do estado de ânimo e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento de comportamentos e sentimentos pró-sociais em adolescentes. Assim, almeja-se que esse estudo motive a realização de novos trabalhos sobre essa temática, incentivando a criação de políticas públicas para uso da música no combate à violência estudantil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Fortunato Soares de Quadros Júnior - Coordenador / Oswaldo Lorenzo Quiles - Integrante / Lucía Herrera Torres - Integrante / Ricieri Carlini Zorzal - Integrante / Beatriz Senoi Ilari - Integrante / Paula Maria Aristides Molinari - Integrante / Rafael Enrique Builtrago Bonilla - Integrante / Ruth Nayibe Cárdenas Soler - Integrante / João Batista Bottenttuit Junior - Integrante / Lucas Guimarães Cardoso Sá - Integrante / Júlia Maciel Soares Vasques - Integrante / Caroline Caregnato - Integrante / Luciane da Costa Cuervo - Integrante / Maria de Jesus dos Santos Diniz - Integrante / Luiz Felipe Borges Moreira - Integrante / Ivo Freitas Santana - Integrante / Alberto Joaquim Gouveia Diniz Neto - Integrante / Wanderson Arão do Nascimento Pereira - Integrante / Johanna Elizabeth Abril Zamora - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro / Universidad de las Américas Equador - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.