2022 - Atual
Título: A Dimensão Atitudinal dos Conteúdos de Ensino na Formação Continuada de Professores de Ciências
Descrição: A natureza complexa e multifacetada das Questões Sociocientíficas (QSC) demanda, da sua abordagem no ensino, aprendizagens que vão além da dimensão conceitual, uma vez que o seu tratamento envolve a consideração de diferentes aspectos, como: científicos, sociais, políticos, ambientais, econômicos e éticos. Isso realça a importância da dimensão atitudinal dos conteúdos nessa abordagem, que pressupõe a reflexão e a compreensão dos sujeitos, a partir de um ponto de vista ético-político, sobre as consequências de suas ações e decisões para a sociedade e para o ambiente. A consideração dessa dimensão no ensino de Ciências requer que os professores mobilizem, articulem e transformem diferentes conhecimentos, competências e habilidades saberes docentes que vão ao encontro do desenvolvimento moral dos estudantes. O desenvolvimento desses saberes docentes pode ser fomentado pela compreensão e uso da abordagem de QSC, razão que nos direciona a estudar como os professores atribuem significados à dimensão atitudinal ao lidarem com estas questões. Em outras palavras, nos propomos a investigar, sob os pressupostos da pesquisa etnográfica em educação, o processo de negociação de significados em torno dessa dimensão por professores de Ciências participantes de uma formação continuada e seus reflexos na prática docente. Mais precisamente, empreenderemos análises microetnográficas do discurso focalizando as maneiras pelas quais as pessoas agem e reagem umas às outras ao longo de eventos. A investigação proposta pode ampliar a nossa compreensão sobre como esses professores mobilizam, articulam e transformam os saberes docentes ao construir coletivamente significados para a dimensão atitudinal e sua abordagem no ensino. Este trabalho pode significar avanços importantes para a área, considerando que há uma escassez de pesquisas envolvendo a compreensão sobre a dimensão atitudinal, especialmente como uma construção coletiva, e os reflexos desta na prática docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Nilmara Braga Mozzer - Coordenador / Thais Mara Anastácio Oliveira - Integrante / Gabriela Mara de Paiva Campos Andrade - Integrante / Gilliard Gonçalves Luciano - Integrante / Theresa Coelho Primola Cezario Santos - Integrante / Bárbara Alice Piedade dos Santos - Integrante / Adrielle Figueiredo de Amaral - Integrante / Gabriella Leone Fernandes Veloso - Integrante / Emanuelle Cristina de Oliveira Batista - Integrante / Iury Thallison Salviete - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2021 - Atual
Título: Análise da Mobilização, Articulação e Produção de Saberes Docentes na Abordagem Educacional de Questões Sociocientíficas
Descrição: A abordagem de questões sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências pode promover aprendizagens nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo. Considerando-se que a promoção dessas aprendizagens é dependente da intencionalidade e dos saberes do professor, nesta pesquisa nosso interesse está centrado em investigar as relações entre os saberes docentes e a abordagem de QSC com vistas às aprendizagens em cada uma dessas três dimensões. Tal investigação será realizada no contexto de um curso de formação continuada destinado a professores de Ciências da natureza que atuam em escolas da rede pública de Ouro Preto e cidades do entorno.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Nilmara Braga Mozzer - Coordenador / Paula Cristina Cardoso Mendonça - Integrante / Thais Mara Anastácio Oliveira - Integrante / Gabriela Mara de Paiva Campos Andrade - Integrante / Bárbara Dias Silveira - Integrante / Gilliard Gonçalves Luciano - Integrante / Theresa Coelho Primola Cezario Santos - Integrante / Bárbara Alice Piedade dos Santos - Integrante / Adrielle Figueiredo de Amaral - Integrante / Gabriella Leone Fernandes Veloso - Integrante / Ana Carolina Gomes Miranda - Integrante / Cássia Azevedo Nepomuceno - Integrante / Emanuelle Cristina de Oliveira Batista - Integrante / Iury Thallison Salviete - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2018 - 2022
Título: Abordagem de Questões Sociocientíficas Fundamentada na Modelagem Analógica
Descrição: No tratamento de QSC, o ensino fundamentado na modelagem analógica - processo de elaboração, crítica e reformulação de modelos e analogias - apresenta-se como uma possibilidade para se trabalhar a dimensão científica, suas práticas e os valores relacionados à ciência, a qual se distancia do ensino mecanizado, descontextualizado e isento de problematização. A proposta de conjugação entre QSC e a modelagem analógica no ensino de Ciências pode fornecer ricas oportunidades para a promoção de aprendizagens que visam a formação crítica e integral dos estudantes. Esses aspectos justificam o interesse de se conduzir pesquisas centradas no objetivo de se investigar o potencial de abordagens de QSC fundamentadas na modelagem analógica de promover aprendizagens nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal dos conteúdos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Nilmara Braga Mozzer - Coordenador / Tatiana Costa Ramos - Integrante / Thais Mara Anastácio Oliveira - Integrante / Gabriela Mara de Paiva Campos Andrade - Integrante / Bárbara Dias Silveira - Integrante / Adriana Moreira Lima - Integrante / Kênia Basto Damascena - Integrante / Josiany da Silva Daudt - Integrante / Gilliard Gonçalves Luciano - Integrante / Theresa Coelho Primola Cezario Santos - Integrante / Bárbara Alice Piedade dos Santos - Integrante / Adrielle Figueiredo de Amaral - Integrante / Gabriella Leone Fernandes Veloso - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.