2024 - Atual
Título: O PAPEL DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO: ACORDOS ENTRE A IGREJA E A UNIÃO.
Descrição: A presente pesquisa se ancora nos estudos referentes à História da Educação e às contribuições metodológicas e teóricas da História Cultural, especialmente da Nova História Política. O intuito é analisar aspectos referentes à confluência entre a esfera política e a educacional no processo histórico da criação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 1979, analisando as parcerias exercidas entre municípios, estado, instituições (leigas e religiosas), autoridades regionais e nacionais. Através de estudos bibliográficos e de ampla investigação documental realizada nos arquivos históricos pertencentes à Universidade Federal de Ouro Preto e locais, este projeto pretende desvelar o processo de criação de uma importante instituição de ensino superior do Brasil e demonstrar o seu papel no processo de consolidação da UFOP..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Leandro Silva de Paula - Coordenador / wagner Martins Oliveira - Integrante.
2022 - 2023
Título: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO: INSTITUIÇÕES, SUJEITOS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
Descrição: A presente pesquisa se ancora nos estudos referentes à História da Educação e às contribuições metodológicas e teóricas da História Cultural, especialmente da Nova História Política. O intuito é analisar aspectos referentes à confluência entre a esfera política e a educacional no processo histórico da criação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 1969, analisando as parcerias exercidas entre municípios, estado, instituições (leigas e religiosas), autoridades regionais e nacionais. Através de estudos bibliográficos e de ampla investigação documental realizada nos arquivos históricos pertencentes à Universidade Federal de Ouro Preto e locais, este projeto pretende desvelar o processo de criação de uma importante instituição de ensino superior do Brasil e demonstrar como a UFOP, por intermédio de seus sujeitos e das suas instituições de ensino se tornou um centro de expansão educacional em sua região e referência em todo Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Leandro Silva de Paula - Coordenador / THALLES DORNELAS CAMPOS BARBOSA - Integrante / Higor Aparecido Ferreira de Souza - Integrante.
2020 - 2022
Título: A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FARMACÊUTICO DE GOIÁS: DO SURGIMENTO DA PRIMEIRA ESCOLA À CRIAÇÃO DA UFG (1922-1960).
Descrição: O intuito desta pesquisa é adentrar acerca do ensino farmacêutico no estado de Goiás por intermédio da história das instituições educacionais da região. A ideia principal é acompanhar as transformações ocorridas no ensino superior farmacêutico desde o surgimento da primeira Escola de Pharmácia e Odontologia da cidade de Goiás em 1922; perpassando pela mudança da capital para Goiânia e, por sua vez, pela fundação de uma nova faculdade em 1945; e finalizando pela investigação do processo de incorporação da Faculdade de Farmácia e Odontologia à outras instituições de ensino superior com o intuito de se criar a Universidade Federal de Goiás (UFG). Em outras palavras, o objetivo desta pesquisa é analisar a história das instituições de ensino farmacêutico de Goiás acompanhando três momentos distintos que marcaram profundamente o ensino superior no estado: o surgimento da primeira Escola na década de 1920, a criação da Faculdade de Farmácia e Odontologia na cidade de Goiânia (1945) e a incorporação desta à UFG no ano de 1960. As seguintes questões norteiam o presente projeto de pesquisa e estudo: como as instituições de ensino farmacêutico analisadas são representadas pela historiografia da educação; quais os motivos que provocaram o fechamento da primeira Escola de Pharmácia de Goyaz e a fundação de uma nova faculdade em Goiânia; e qual o papel exercido pela Faculdade de Farmácia e Odontologia na criação da UFG. Como nenhuma instituição de ensino está isenta de perturbações, conflitos e relações de poder antagônicas, esta pesquisa tem como hipótese inicial que as instituições de ensino farmacêutico analisadas estavam imersas em interesses políticos da época e que as conflitantes relações de forças existentes ao longo do período republicano moldaram profundamente as representações existentes acerca das instituições, assim como determinaram o funcionamento e o destino delas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Leandro Silva de Paula - Coordenador.