Guilherme da Silva Lima

Guilherme 2

2024 - Atual

Título: Contação de história: uma prática para a educação e divulgação científica

Descrição: Este projeto objetiva contribuir com a implementação e análise de práticas de contação de histórias como método para a educação e divulgação científica. Baseado na pedagogia histórico-crítica (PHC), psicologia histórico-cultural e na historiografia materialista, o projeto atuará para: desenvolver e analisar práticas educativas baseadas em técnicas de contação de história no ensino e na divulgação científica; analisar a produção de sentido aos conceitos científicos em situações educativas que incorporam a a contação de histórias como método..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Guilherme da Silva Lima - Coordenador / Anmaly Natália Miguel Monteiro Gilbert - Integrante / Samantha July Mesquita Gonçalves - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

2020 - Atual

Título: Ferramentas, suportes e técnicas educativas

Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar o uso de diferentes ferramentas, suporte e técnicas educativas, em especial os jogos, literatura, filmes, experimentos, dentre outros. Com base contribuições da perspectiva histórico-cultural, da pedagogia histórico-crítica e de outros abortes do materialismo histórico e dialético pretende-se propor e investigar atividades educativas em ambientes formais e não-formais de ensino. Tanto as atividades quanto os resultados das investigações estão orientados para a elevação da qualidade da educação, seja na proposição de atividades educativas ou em orientações para a prática docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Guilherme da Silva Lima - Coordenador / Claydes Regina Ricardo Araújo - Integrante / Ana Vitória Miranda Pacífico - Integrante / Rodrigo Horta de Sousa - Integrante / Luiz Otávio Corrêa - Integrante.

2018 - Atual

Título: Suportes midiáticos e artísticos na educação científica

Descrição: Este projeto investiga o uso de suportes de midiáticos (artigos, reportagens, crônicas, livros) e artístico (música, cinema, artes plásticas) na educação científica. Para tanto, investiga formas de apropriação e uso desses suportes em situações ensino formais e não formais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Guilherme da Silva Lima - Coordenador / Maria Cecília Soares Barbosa Cota - Integrante / Erika Vieira Bittermann - Integrante / João Felipe Viana de Araújo - Integrante / Mallu Quintão Martins - Integrante / Anmaly Natália Miguel Monteiro Gilbert - Integrante.