2020 - 2022
Título: EPISTEMOLOGIAS ANTIRRACISTAS E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA PESQUISA APLICADA NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CONTAGEM-MG
Descrição: A pesquisa visa oferecer aportes epistemológicos do feminismo negro e antirracista, a fim de contribuir para a reflexão sobre a fundamentação de Projetos Políticos Pedagógicos (PPP?s), na perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Seu desenvolvimento se dará pela metodologia da pesquisa-ação, que se propõe a pensar a realidade estudada a partir da colaboração entre os atores envolvidos. Serão realizadas 12 ações com 10 professores (as) da Rede Municipal de Educação de Contagem. Além dos marcos legais da educação brasileira, a base teórica desta pesquisa e as intervenções serão orientadas por teóricos (as) como Munanga (1996), Silva (2005), Gomes (2012), Davis(2016), bell hooks (2019), Spivak(2010), Fanon (2008), Kilomba (2019), Collins(2019), Adchie (2019), Nascimento (1994), Ramos (1995), Santos(1996), Sodré (1988), Gonzalez (1984) e Carneiro (2011). Com esta pesquisa, os(as) professores(as) colaboradores(as) irão conhecer as epistemologias antirracistas que subsidiarão as reflexões e proposições sobre o PPP e suas práticas pedagógicas. Nos resultados teremos: uma cartilha sobre o PPP, na perspectiva de uma epistemologia antirracista; um artigo científico; um vídeo-documentário e uma mostra de banners que irão circular nas escolas envolvidas. Palavras-chave: Epistemologias. Antirracismo. Projeto Pedagógico. Ensino Fundamental. Contagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Erisvaldo Pereira dos Santos - Coordenador / Kassandra da Silva Muniz - Integrante / Luana Diana dos Santos - Integrante / Cristina Carla Sacramento - Integrante / Rosângela da Silva - Integrante / Áquila Bruno Miranda - Integrante / Vítor Gonzaga dos Santos - Integrante / Sandra Maria de Fátima Tosta - Integrante.
Financiador(es): Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Título: Relações étnico-raciais, alteridade e ações afirmativas na educação
Descrição: O desafio de investigar as relações étnico-raciais e as ações afirmativas no campo da educação coloca a questão da alteridade como eixo articulador teórico e prático, envolvendo os direitos humanos, a justiça e a busca por reconhecimento identitário de sujeitos invisibilizados em virtude de sua origem étnica, sua orientação sexual, seu gênero e suas crenças. Além de realizar um diálogo com pensadores e teóricos que apresentam aportes para fundamentar esta articulação, como Emmanuel Lévinas, Judith Butler, Bell Hooks, Nancy Fraser e Michel de Foucault, a pesquisa também investiga as práticas e as abordagens desenvolvidas na escola e na formação de professores, visando à promoção da igualdade racial, a superação do racismo e de outras intolerâncias, como aquela que ocorre diante das religiões brasileiras de matrizes africanas. Em razão deste objetivo, o campo da pesquisa não é somente a escola, mas também os movimentos sociais que são protagonistas na luta pelos direitos humanos. O objetivo principal é oferecer aportes teóricos e práticos para um projeto de formação humana que leve em consideração o outro e seus pertencimentos identitários, a partir de fundamentos filosóficos, antropológicos, históricos e políticos. Com base em abordagens qualitativas e em estudos teóricos, a metodologia envolve desde estudo de caso, com observação, análise documental, entrevistas, grupo focal e aplicação de questionário, até o cotejo e a análise da recepção de alguns pensadores estrangeiros que contribuem para a afirmação do princípio da alteridade e a promoção da igualdade racial. Nos resultados desta investigação encontram-se expostos não apenas os desafios para alcançar o seu principal objetivo, no que se refere aos direitos humanos e alteridade, mas também as tensões envolvendo uma pedagogia da alteridade, a formação humana e de professores com adensamento teórico, fundamentado em pesquisas científicas no campo da educação. Palavras-chave: Relações étnico-raciais, alteridade, ações-afirmativas e intolerância religiosa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Erisvaldo Pereira dos Santos - Coordenador / Elenice Rosa Costa - Integrante / Aline Nunes Viana - Integrante / Sandra Carvalho do Nascimento Lessa - Integrante / Jéferson Júnior da Rocha Ferreira - Integrante / Maria Cristina dos Santos - Integrante / Carmen Regina Teixeira Gonçalves - Integrante / Silvana Vanêssa Peixoto - Integrante / Matheus de Oliveira Guimarães - Integrante / Fernanda Batista Moreira Andrade - Integrante / Luana Diana dos Santos - Integrante / Liliane de Fátima Dias Macedo - Integrante / Tânia Danielle Vieira Neto - Integrante / Caroline Teixeira Alves Nascimento - Integrante / Ludmila Costa Meira - Integrante / Priscila Maria da Silva de Jesus - Integrante / Eliane Luciana Reis da Silva - Integrante / Emerson José da Cunha - Integrante / Evandro Nunes de Lima - Integrante / Joelson Alves Onofre - Integrante / Ana Carolina Santos Silva - Integrante / Abdias Costa da Silva - Integrante.