2021 - Atual
Título: Implementação de políticas educacionais e desigualdades frente a contextos de pandemia pela COVID-19
Descrição: O projeto tem como objetivo: (1) investigar e analisar os processos associados à implementação da educação em tempos de pandemia no estado de Minas Gerais; (2) analisar os marcos institucionais associados à formulação e implementação; (3) identificar e descrever a rede de implementação conformada pelo Programa; (4) analisar a percepção dos profissionais que atuam na escola sobre o cotidiano da implementação no processo de implementação; e (5) discutir a complexidade de sua operacionalização a partir de duas dimensões, interligadas: (a) as dificuldades de se implementar um programa emergencial que vincula distintos atores, territórios, sujeitos e tecnologias, em uma perspectiva multinível e (b) o aumento da desigualdade educacional no estado, agravada pela pandemia e pela dinâmica da implementação do Programa Regime de Estudos Não Presenciais (REANP). A estratégia metodológica adotada neste estudo, de natureza exploratória e quali-quantitativa, considera duas etapas para sua realização: (1) Momento da suspensão das aulas presenciais (2020/2021); (2) Momento de retomada das aulas presenciais (2021/2022)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Breynner Ricardo de Oliveira - Coordenador / Jianne Ines Fialho Coelho - Integrante / Vanda Mendes Ribeiro - Integrante / Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz - Integrante / Maíra Mamede - Integrante.
2018 - Atual
Título: Análisis del impacto de la evaluación de las políticas públicas en el fortalecimiento de la democracia en América Latina. Desarrollos conceptuales y experiencias en Argentina, Brasil, Colombia y México (2008- 2018)
Descrição: Esta investigación se propone recuperar y analizar las prácticas evaluativas de administraciones públicas que han sostenido un marcado impulso en la temática en Argentina, Brasil, Colombia y México. En qué medida estas prácticas evaluativas han contribuido al fortalecimiento de la democracia? Este fortalecimiento implica, desde nuestra perspectiva, un proceso de elaboración de políticas públicas que sea participativo, promoviendo la deliberación pública e incluyendo diversos sectores, fomentando sus capacidades de incidencia para la aplicación y efectivización del enfoque de derechos en la gestión pública. Los objectivos: - profundizar las metodologías de comunicación para un uso efectivo de los resultados de las evaluaciones - aportar a la transparencia de la gestión de políticas públicas - promover la apropiación de los conocimientos producidos por parte de los distintos involucrados a través de espacios de participación - incorporar el enfoque de derechos en el diseño e implementación de la evaluación..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Breynner Ricardo de Oliveira - Coordenador / Alcides Gussi - Integrante / Victor Manuel Quintero - Integrante / Nério Neirotti - Integrante / Gabriela Pérez Yarahuán - Integrante.
Financiador(es): Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación Productiva - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
Título: Análise do processo de implementação de políticas educacionais: a percepção dos agentes implementadores locais
Descrição: A pesquisa analisa o processo de implementação de políticas educacionais a partir dos agentes de base - os street-level bureaucrats. Pretende investigar: - as estratégias adotadas pelos atores; - os padrões de interação existentes; - as modificações que as políticas sofrem ao longo do processo de implementação - os efeitos que o processo de implementação produz sobre o cotidiano do trabalho dos atores locais e sobre as instituições que operam no território.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Breynner Ricardo de Oliveira - Coordenador / Jianne Ines Fialho Coelho - Integrante / Maria Tereza Silva Pena - Integrante / Luciana Monteiro Campos - Integrante / Natália Martins Barros - Integrante / Daiana Mendes de Oliveira Rossi - Integrante / Lucas Patrício de Souza - Integrante / Williane Aparecida Lopes - Integrante / Marisa Teixeira - Integrante / Jacqueline Kelly Almeida Cunha - Integrante / Maria Michelle Fernandes Alves - Integrante / Natalia Rigueira Fernandes - Integrante / Vanessa de Oliveira Rosi - Integrante / Camila Barros Rodrigues - Integrante.
2017 - Atual
Título: Implementação de políticas educacionais e equidade em contexto de vulnerabilidade social
Descrição: Em território com alta vulnerabilidade social há, segundo a literatura, sobreposição de desigualdades, dificultando o alcance de equidade educacional. Sabe-se pouco, no pais, sobre a implementação de políticas educacionais nessas localidade. o Ceará conseguiu fazer com que alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (EF1) da rede pública, de famílias ou contextos socioeconômicos menos favorecidos, elevassem, após 2007, as suas proficiências em Língua Portuguesa, diminuindo a diferença de desempenho entre grupos sociais. No município de São Paulo, não se localizou estudos nesses moldes. As políticas implementadas atualmente no município de São Paulo e Ceará, com foco no EF1, são respectivamente, o Pnaic e o Paic. Correlatas (a primeira foi inspirada na segunda), ambas têm o objetivo de alfabetizar todas as crianças na idade esperada. Para o caso do Paic, há pesquisa que o relaciona aos resultados educacionais do Ceará. Nem para o caso desse estado, nem para São Paulo, identificou-se estudos sobre a equidade educacional e territórios vulneráveis. Este projeto visa suprir essa lacuna e também analisar a implementação do Pnaic e Paic, em escolas de contextos de vulnerabilidade social. Níveis de equidade educacional e de vulnerabilidade social dos territórios serão identificados por um estudo quantitativo. Para estudar a implementação do Paic e do Pnaic, serão feitas entrevistas com gestores (em nível macro, meso e escolares) e professores, bem como a análise documental. Ademais, duas escola, de contexto de alta vulnerabilidade social, dentre as mais equitativas (uma de Fortaleza e uma de São Paulo) serão objeto de estudo de caso, com entrevistas e observação de aulas de Língua Portuguesa (LP). A execução deste projeto conta com parcerias nacionais (Reippe) e internacionais, por meio de professores da Universidade de Limoges e Artois, França e da Universidade Católica do Chile. O Projeto trata dados da Prova Brasil e do SPAECE (Desempenho dos Alunos e Dados dos Questionários Associados)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Breynner Ricardo de Oliveira - Integrante / Vanda Mendes Ribeiro - Coordenador / Cláudio Vóvio - Integrante / Paula Kasmirski - Integrante / Célia Pereira da Silva - Integrante / Cýnthia Paes de Carvalho - Integrante / Alícia Bonamino - Integrante / Vandré Gomes da Silva - Integrante / Roberto Gimenez - Integrante / Silvana Di Giusto - Integrante / Renan Penninck - Integrante / Sylvain Broccolichi - Integrante / Sergio Martinic - Integrante / Choukri Ben Ayed - Integrante / Debora Oliveira Diogo - Integrante / Domingos Abreu - Integrante / Katianne Palitot - Integrante / Igor Leite Sousa - Integrante / Kenny Bastos - Integrante / Raquel Noronha - Integrante / Willana Medeiros Nogueira - Integrante / Leila Kusano - Integrante / Naira Mylaert - Integrante / Ana Paula Correa de Souza - Integrante / Marcia Regina Saltini - Integrante.