Citation:
Abstract:
Recentemente, o avanço tecnológico tem impulsionado inúmeros reflexos sobre a sociedade de um modo geral, principalmente, no campo educacional no qual tem-se evidenciado intensos desdobramentos de tais influências em relação ao processo de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento. Nesse sentido, o objetivo principal consistiu em analisar como o Trabalho de Campo Virtual pode se tornar uma metodologia eficaz para o processo de ensino e de aprendizagem. Para tal, buscou-se constituir uma parceria colaborativa com professores que atuam nos anos iniciais em uma escola pública, localizada na cidade de Ipatinga-MG. Evidenciou-se, por meio desta pesquisa que, o Trabalho de Campo Virtual pode proporcionar inúmeras contribuições para o processo de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimentos acerca dos fatos e fenômenos geográficos. Ademais, demonstrou-se também que a parceria colaborativa pode contribuir para o crescimento e aprimoramento profissional docente, sendo que o maior desafio é manter a parceria durante todo o projeto, pois, muitas vezes, os docentes por diferentes motivos, não têm a oportunidade de frequentar cursos de formação continuada.