Citation:
Abstract:
Recentemente, tem-se intensificado o diálogo entre diferentes campos do saber, principalmente, com vistas a melhor contribuir tanto para o processo de ensino quanto de aprendizagem em diferentes áreas de conhecimento. Nesse sentido, por meio dos ensinamentos de Geografia, tem-se buscado contribuir para que os educandos possam promover a leitura crítica acerca das informações de mundo. Para tal, a Geografia tem encontrado na Literatura o apoio para a realização desta leitura. Tal premissa, tem-se atrelado ao fato de existirem variados caminhos que podem revelar importantes perspectivas quando se pensa a relação entre o saber literário e o saber geográfico. Diante do exposto, buscou-se refletir sobre alguns dos aspectos que corroboram com a integração da Geografia e da Literatura, além de uma proposta didática que envolva essas duas disciplinas. Em relação ao percurso metodológico, realizou-se uma revisão de literatura sobre a temática investigativa em questão e a busca por obras literárias recentes, como sugestão e base para as atividades. Tornou-se mais evidente que conhecer diferentes abordagens, pode possibilitar uma construção de conhecimento de forma mais efetiva e, por a Literatura oferecer inúmeros caminhos, pode-se também facilitar ao aluno estabelecer relações, refletir sobre elas e compreender o mundo em que vive.