Citation:
Abstract:
Este artigo tem como tema o Turismo Virtual nos processos de mediação pedagógica e apresenta como questão principal: o Turismo Virtual em museus pode potencializar a construção de projetos interdisciplinares por futuros professores, para mediar a produção de conhecimento histórico acerca das informações de mundo? Com a sociedade cada vez mais conectada, há uma busca constante por experiências que promovam a imersão em novas práticas, permeadas pela cultura. Nessa perspectiva, constitui-se objetivo geral da investigação analisar as contribuições da inserção do Turismo Virtual em museus nos processos de mediação pedagógica, a fim de verificar suas potencialidades na construção de projetos interdisciplinares por futuros professores. Para o desenvolvimento da pesquisa, além de discussões sobre interdisciplinaridade e tecnologias digitais, exploramos, também, o campo do Turismo e, dentro dele, os museus como espaços de construção do conhecimento. Foi adotada a abordagem qualitativa e multirreferencial. Para a coleta de dados optou-se pela pesquisa bibliográfica e pela pesquisa de campo. Os resultados apontam o Turismo Virtual em museus como uma alternativa didático-pedagógica para a interdisciplinaridade, a formação e o fazer docente.