Subjetivação e Experiência no Exercício da Docência em Instituiçóes de Ensino Superior: entre controle e linhas de fuga

Citation:

Diniz, Margareth, C. Dallapicula, and P. C. L. Lima. “Subjetivação e Experiência no Exercício da Docência em Instituiçóes de Ensino Superior: entre controle e linhas de fuga.” Aceno - Revista de antropologia do centro-oeste 9 (2022): 203-212.

Abstract:

Este artigo resulta da intersecção de reflexões de duas pesquisas doutorais em andamento. Parte do trabalho de Michel Foucault, Jorge Larrosa, Gilles Deleuze e Félix Guattari para pensar os processos de subjetivação e experiência de docentes do Ensino Superior nos contextos educacionais públicos, considerando os efeitos da Reforma Gerencial do Estado, de 1995. Pondera como o controle do trabalho docente compõe e é composto por práticas discursivas que instituem processos de subjetivação que insistem em uma lógica produtivista e meritocrática, reduzindo as possibilidades de experienciar as vivências cotidianas.

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