A relação entre a função docente e o reconhecimento social dos professores.

Citation:

Nunes, Celia Maria Fernandes, V. A. F. M. Gomes, N. I. Lucindo, and K. C. P. C. Silva. “ A relação entre a função docente e o reconhecimento social dos professores..” Educação e Cultura Contemporânea 20 (2023): 01-18.

Abstract:

Nesse ensaio teórico, discutimos a relação entre a função docente e o reconhecimento social dos professores. Procuramos compreender quais são os aspectos que conferem especificidade à docência e demarcam o lugar social ocupado pelos professores na atualidade com o objetivo de responder a algumas inquietações: Qual é a função do professor? Esta profissão é reconhecida socialmente? Partimos do princí­pio de que há uma relação entre a ausência de uma definição clara acerca da função docente e o pouco reconhecimento social do professor. Argumentamos que a função docente reside, precipuamente, no ato de ensinar. Baseando-nos nos estudos de Freire (2005a, 2005b, 2006), Arroyo (2011), Gadotti (2011), Roldão (2007), entre outros autores, destacamos o caráter polí­tico-pedagógico do ensino para a construção de uma educação libertadora, democrática, emancipatória. Nessa perspectiva, o ato de ensinar se constitui como atividade complexa, que demanda uma série de exigências em consonância com a formação humana. 

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