Citation:
Abstract:
“O livro foi escrito a partir da pesquisa intitulada: “VEM CÁ, VEM PRA RODA”: A PEDAGOGIA DA RODA PELAS NARRATIVAS JUVENIS EM ARAÇUAÍ-MG. O trabalho foi direcionado a partir de questionamentos como: Será que ela contribui para a valorização dos jovens e de sua cultura e a afirmação da identidade e do protagonismo dos participantes? Será que esta pedagogia garante o interesse em se envolver nas atividades educativas propostas? Assim, em busca de respostas, o autor buscou compreender o potencial educativo da Pedagogia da Roda e as transformações que ela provoca na vida dos jovens que participam dos projetos do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, o CPCD em Araçuaí-MG.
Por fim, convidamos o leitor para se deleitar na presente obra onde poderá conhecer as potencialidades da Pedagogia da Roda que possibilita, entre tanta coisa, um compartilhamento de ideias e valorização das pessoas que dela participam. Ao valorizar a cultura local e individual, oferece oportunidade ao sujeito e o convida a ser protagonista da sua história. Configura-se, assim, como uma prática educativa integradora se constituindo como uma proposta para professores que buscam outras metodologias para a construção dos processos educacionais junto aos educandos.” Célia Maria Fernandes Nunes