Modelos explicativos de estudantes do ensino médio sobre a ligação hidrogênio: avaliação sob a perspectiva lakatosiana

Citation:

Miranda, Ana Carolina Gomes, and M. S. Pazinato. “Modelos explicativos de estudantes do ensino médio sobre a ligação hidrogênio: avaliação sob a perspectiva lakatosiana.” Educação Química en Punto de Vista (2023).

Abstract:

O presente estudo possui como foco de investigação o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos referentes a ligação hidrogênio (LI). Esse conteúdo desenvolvido por intermédio de uma sequência didática (SD). Baseando-se na perspectiva de Lakatos, procurou- se averiguar se os modelos explicativos dos estudantes formam sequências de transição progressiva, similares ao que Lakatos, na História da Ciência, se refere a "problemática" que aumenta o poder heurístico do modelo. O acompanhamento das ideias dos estudantes ao longo do estudo do conteúdo revelou que houve um índice significativo de estudantes que conseguiu progredir conceitualmente. É possível inferir que as atividades desenvolvidas na SD contribuíram significativamente para a transição progressiva dos modelos explicativas da maioria dos participantes.

Publisher's Version