Metodologias Ativas e Formação Inicial: Investigando Reflexos na Prática Docente de Professores de Matemática.

Citation:

Nunes, Celia Maria Fernandes, F. Altino, V. Humberto, and A. C. Ferreira. “ Metodologias Ativas e Formação Inicial: Investigando Reflexos na Prática Docente de Professores de Matemática. .” Pensar Acadêmico 19 (2021): 1275.

Abstract:

Este estudo teve como objetivo verificar se e como o uso de Metodologias Ativas na formação de professores de Matemática se reflete, em alguma medida, na prática docente de egressos que estão lecionando. A coleta de dados se deu por meio de: entrevistas com duas coordenadoras e com três egressos do curso em questão, questionário aplicado aos egressos dessa instituição formados entre 2014 e 2016, e observações de aulas dos três professores egressos. Os resultados evidenciam a existência de alguns reflexos das Metodologias Ativas na prática docente atual desses egressos, principalmente na mescla de momentos expositivos e momentos com formatos mais ativos ao longo das aulas de Matemática ministradas por eles, bem como na valorização das interações entre pares e nas tarefas práticas propostas. Observou-se ainda um destaque à aprendizagem em grupos, e, em alguns casos, à aprendizagem por projetos.

Publisher's Version