Citation:
Abstract:
Neste estudo, buscamos as narrativas como instrumental educativo para a pesquisa. Analisamos as memórias em textos escritos de alunas da Pedagogia. Fundamentadas nessa perspectiva, que toma a linguagem como ferramenta cultural usada para intercambiar experiências, será identificada nas histórias das alunas de pedagogia o que passou e tocou as alunas nas aulas de ciências ao longo de seu percurso como alunas. Não se trata apenas de identificar neste trabalho o que foi lembrado ou esquecido. Mas tentar compreender no fio que conduz e reconduz o discurso o que nos dizem certos elementos das aulas que são lembrados e aqueles outros que foram “esquecidos”. As categorias que serviram à análise das narrativas escritas das estudantes de Pedagogia foram o cronotopo do encontro, da aventura e da metamorfos. As narrativas levam à compreensão de diferentes sentidos das aulas de ciências. As narrativas levam à compreensão dos sentidos que as aulas de ciências vão se configurando para elas para o seu ofício de ensinar e à compreensão de como e porque algumas práticas pedagógicas persistem ao longo do tempo.