Lugar de pedagoga(o) não é somente na escola: notas para repensar a profissão e a formação de pedagogas(os) no Brasil.

Citation:

de Araújo, Regina Magna Bonifácio, Célia Maria Fernandes Nunes, and N. I. Lucindo. “Lugar de pedagoga(o) não é somente na escola: notas para repensar a profissão e a formação de pedagogas(os) no Brasil..” Paradigma XLV (2024).

Abstract:

Neste trabalho são apresentadas algumas notas para repensar o processo formativo de pedagogas(os) visando sua inserção e atuação em espaços de educação não escolar. A partir dos resultados de uma pesquisa de doutorado, discutimos como tem se dado essa formação no Brasil, as atividades desses profissionais nesses espaços e os fatores que influenciam sua atuação, que deveriam ser considerados na sua qualificação. O estudo de cunho qualitativo fez uso de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a qual utilizou questionário e entrevista. Os dados produzidos foram analisados segundo a análise de conteúdo. Demonstramos que o curso de Pedagogia não leva em conta as atuais demandas formativas requeridas pela sociedade contemporânea, uma vez que desconsidera o sentido ampliado de Educação, Pedagogia e da própria profissão. A discussão pode contribuir para repensar a organização do curso já que os dados indicaram que, embora haja múltiplos espaços em que a educação ocorre, a(o) pedagoga(o) não tem sido formada(o) para atuar em espaços de educação não escolar, pois forma-se o docente.

Publisher's Version