La vacunación y la apropiación del conocimiento inmunológico por los estudiantes de la secundaria: un enfoque en investigación-acción.

Citation:

Franco, Marco Antônio Melo, S. E. E. M. de de Silva, and J. C. Tavares. “La vacunación y la apropiación del conocimiento inmunológico por los estudiantes de la secundaria: un enfoque en investigación-acción..” Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) 14 (2023): 1-17.

Abstract:

No Brasil, diversos estudos apontam para uma redução da cobertura vacinal entre os adolescentes. Isso se deve, principalmente, ao escasso conhecimento sobre as vacinas e doenças contra as quais protegem. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar uma experiência de ensino com 28 estudantes do ensino médio. Como metodologia, foi utilizada uma sequência didática desenhada a partir dos princípios da pesquisa-ação, que abordou o tema vacinação, problematizando a educação em saúde individual e coletiva e a apropriação do conhecimento imunológico. Diante dos dados, verificou-se que a abordagem metodológica empregada provocou maior interesse, motivação e participação dos alunos, diferentemente do que, geralmente, acontece em aulas com abordagens de ensino tradicional. Além disso, foi possível explorar, de forma mais efetiva, as questões menos compreendidas e estimular a autonomia dos discentes no que tange à construção do conhecimento.

Publisher's Version