Juventude e Transição Para o Ensino Médio: desafios e projetos de futuro

Citation:

da Silva, Luciano Campos, E. H. Lebourg, and Rosa Maria da exaltação Coutrim. “Juventude e Transição Para o Ensino Médio: desafios e projetos de futuro.” Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 102 (2021): 82.

Abstract:

Para contribuir para o debate sobre a chegada dos jovens ao ensino médio, esta pesquisa analisou um grupo de estudantes de um distrito que, após a conclusão do ensino fundamental na escola local, passou a estudar na sede do município. Para compreender como percebiam seus processos de transição para o ensino médio, a pesquisa de campo foi realizada com base em entrevistas reflexivas com oito jovens e o material gerado foi analisado por meio de perfis de configuração com informações organizadas individualmente. Constatou-se que a transição para o ensino médio, especialmente para jovens do interior, é um momento no qual se amplia a rede de sociabilidade e surgem complexos desafios. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para as discussões sobre os sentidos do ensino médio para jovens das camadas populares, sobretudo associados ao que planejam para o futuro.

Publisher's Version