Formação inicial de professores: um estudo documental sobre implementação de política de formação nas licenciaturas da área de ciências humanas, letras e artes (CHLA): 2015-2020.

Citation:

Jardilino, José Rubens Lima, E. M. S. Martins, and R. J. D. Pereira. “ Formação inicial de professores: um estudo documental sobre implementação de política de formação nas licenciaturas da área de ciências humanas, letras e artes (CHLA): 2015-2020..” Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional 4 (2023).

Abstract:

A pesquisa examinou a implementação de políticas de formação nas licenciaturas de Ciências Humanas, Letras e Artes na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) de 2015 a 2020, destacando a importância de uma Política Institucional de Formação para uma sólida formação de professores. Utilizando uma abordagem qualitativa e documental exploratória, o estudo analisou o programa de Formação Inicial de Professores e as intercorrências na implementação da política educacional, com o objetivo de identificar um perfil formativo. Embora as mudanças pós-2015 tenham buscado melhorar a formação docente, impulsionadas pela Resolução CNE/CP nº 2/2015, a UFOP enfrentou desafios na implementação, como controvérsias em relação a regulamentações, como a Resolução CNE/CP nº 2/2019. Apesar das adaptações da universidade, a falta de uniformidade na implementação revela desafios na carga horária, abordagens pedagógicas e adoção de práticas, dificultando a identificação de um perfil formativo.

Publisher's Version