Educação física escolar em unidades prisionais: Elementos para se pensar sobre a educação "por entre as grades"

Citation:

Nunes, Celia Maria Fernandes, G. C. Custodio, and J. A. Paixão. “ Educação física escolar em unidades prisionais: Elementos para se pensar sobre a educação "por entre as grades" .” Revista Pensar a Prática 24 (2021): 01-17.

Abstract:

Identificou e analisou aspectos que caracterizam as aulas de Educação Física em unidades prisionais da Região dos Inconfidentes, MG. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, a partir da entrevista semiestruturada com professores licenciados em Educação Física atuantes em escolas prisionais. Identificou-se que, devido as regras impostas pelas unidades prisionais, as aulas passam por adaptações e acontecem em salas de aula, com a proibição e/ou restrição do uso de materiais pedagógicos e de determinadas metodologias de ensino. Segundo os participantes, acresce a quase ausência dos movimentos corporais, que acaba por subverter a lógica e preceitos da Educação Física escolar, alicerçadas no conceito de Cultura Corporal de Movimento e objetivos definidos pelos documentos legais.

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