Currículo em Disputa: O debate sobre o Ensino Religioso em escolas públicas

Citation:

dos Santos, Erisvaldo Pereira, and F. B. M. Andrade. “ Currículo em Disputa: O debate sobre o Ensino Religioso em escolas públicas .” Teias 22 (2021): 163-174.

Abstract:

Uma área de tensões e disputas nos campos jurídico e teórico. No entendimento deste trabalho, as pesquisas no campo da Educação são relevantes nesse debate, pois elas não só descrevem e analisam dados e objetos, como também os constroem. Assim, como objeto de pesquisa, o Ensino Religioso e seu currículo são construídos pelos discursos do campo teórico. O objetivo deste trabalho foi identificar, a partir do conceito regimes de verdade proposto por Michel Foucault, de que modo os discursos utilizados nas pesquisas dos Programas de Pós-graduação em Educação, desde 1997 até 2016, constroem o Ensino Religioso e seu currículo. Compreende-se que os diferentes discursos presentes nas pesquisas analisadas estabelecem uma disputa no campo teórico acerca dessa disciplina.

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