Condições educacionais e a exclusão digital na pandemia - 2020-2021: o caso da educação pública na Região dos Inconfidentes, MG.

Citation:

Jardilino, José Rubens Lima, M. D. Silva, A. M. M. Sampaio, and B. H. Matias. “Condições educacionais e a exclusão digital na pandemia - 2020-2021: o caso da educação pública na Região dos Inconfidentes, MG..” Educação Temática Digital 24 (2022): 91-112.

Abstract:

Este artigo tem como finalidade analisar as condições educacionais dos professores das redes públicas municipais da Região dos Inconfidentes - MG frente à inclusão digital no período de pandemia. Para tanto, empenhou esforços analíticos formulados a partir de sessões de discussão temática com os professores da educação básica, gestores municipais e liderança sindical, pertencentes à rede municipal de ensino dessa região. Os resultados encontrados apontam para: 1) a falta de formação docente e de aparato tecnológico para o uso do ensino remoto; 2) a importância de uma rede de ensino municipal própria, orientada e articulada a partir da interação, colaboração e representatividade dos seus envolvidos; 3) a necessidade de maior compreensão crítico-analítica sobre as propostas de inclusão digital, vinculadas à superação da pobreza e das desigualdades sociais; 4) a falta de autonomia dos municípios, revelada pela falta de redes de ensino próprias e pela dependência significativa do Estado.

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