As Condições de Trabalho dos Professores da Educação Básica no Ensino Remoto Emergencial: Breve análise de pesquisas.

Citation:

Nunes, Celia Maria Fernandes, F. F. Santos, and V. A. F. M. Gomes. “ As Condições de Trabalho dos Professores da Educação Básica no Ensino Remoto Emergencial: Breve análise de pesquisas. .” Educação em foco 45 (2022): 31-51.

Abstract:

Esse artigo objetiva discutir as condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil, no ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia do covid-19, a partir de pesquisas sobre a temática. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico e de caráter analítico. Como fonte de dados, recorreu-se à análise das pesquisas: “Trabalho docente em tempos de pandemia”, realizada em 2020, pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente e “Educação escolar em tempos de pandemia”, desenvolvida nesse mesmo ano pela Fundação Carlos Chagas. A partir do diálogo entre esses dados, analisam-se aspectos das condições de trabalho, especialmente, a intensificação e a precarização que foram agravadas durante o ensino remoto emergencial. Esse cenário aponta para a necessidade de políticas de valorização docente, as quais serão ainda mais prementes no contexto pós-pandemia.

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