A animação está para peixe: O gênero de divulgação científica na série Peixonauta

Citation:

de Almeida, Sheila Alves, and Y. M. Câmara. “ A animação está para peixe: O gênero de divulgação científica na série Peixonauta .” Revista prática docente 6 (2021).

Abstract:

Este trabalho tem como objetivo investigar a comunicação da ciência na série animada Peixonauta. Para tanto, foi realizada uma análise documental de 27 episódios da segunda temporada da série. Baseado na concepção de ciência, atividade dos cientistas e concepção de infância evidenciou-se que, embora não seja produzido para fins escolares, os objetivos dessa animação são educacionais e seguem a uma tendência que se aproxima, em alguma medida, de concepções escolares de ciência. Embora a vida dos animais seja um aspecto excessivamente explorado nesses materiais, informações sobre os bichos que estão próximos às crianças são pouco frequentes na animação. Reitera-se a importância dessa animação como possibilidade de promoção da linguagem de divulgação científica para crianças.

Publisher's Version