Análise das Taxas de Rendimento Educacional e Indicadores Contextuais nas Escolas Públicas de Mariana/MG

Citation:

da Silva, Luciano Campos, K. A. da Silva, D. A. S. Matos, and M. T. G. Alves. “Análise das Taxas de Rendimento Educacional e Indicadores Contextuais nas Escolas Públicas de Mariana/MG .” REGAE: Revista de Gestão e Avaliação Educacional 13 (2024).

Abstract:

Nesse estudo, apresenta-se uma análise das taxas de rendimento educacional nas escolas públicas de ensino fundamental de Mariana/MG e sua associação com indicadores contextuais, como formação docente, regularidade do corpo docente, complexidade de gestão e nível socioeconômico, de 2015 a 2019. A pesquisa, realizada em 29 escolas, utilizou estatísticas descritivas e análises de correlação. Os resultados mostram que as maiores taxas de aprovação estão nos anos iniciais das escolas urbanas, nos níveis 1 e 2 de complexidade de gestão. Em 2016, ano que ocorreu na cidade o rompimento da barragem de mineração, houve um pico de reprovação, afetando especialmente as escolas rurais. A alta rotatividade docente e a inadequação na formação dos professores são problemas recorrentes

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