Análise das Relações Pedagógicas Construídas no Estágio Curricular Supervisionado

Citation:

Júnior, Wilson Alviano, P. M. L. Queirós, L. N. Mourão, and A. L. Oliveira. “Análise das Relações Pedagógicas Construídas no Estágio Curricular Supervisionado.” Educação em foco 29 (2024): 01-21.

Abstract:

A pesquisa teve como objetivo analisar como se construíram as relações pedagógicas entre professores orientadores (POs) e licenciandos no período de desenvolvimento do estágio curricular supervisionado (ECS) em um curso de Licenciatura em Educação Física (EF). Os dados apresentados fazem parte de uma pesquisa que acompanhou o ECS da Licenciatura em EF por dois anos em uma instituição de ensino superior da Zona da Mata Mineira. Baseado na abordagem qualitativa interpretativa, realizou-se um estudo de caso, usando entrevistas e observação sistemática como técnicas de coleta de dados. Constatou-se que os POs empreendem esforços para realizar o acolhimento dos licenciandos, contudo, devido ao limite de tempo, as experiências ficaram reduzidas ao planejamento de algumas aulas e suas intervenções, não havendo uma reflexão sobre as ações didáticas realizadas. Consideramos, portanto, que as construções pedagógicas, no decorrer do ECS, estão condicionadas a diferentes fatores, limitando suas potencialidades na formação docente.

Publisher's Version