Vídeos do youtube: aproximações e distanciamentos em relação ao processo de ensino, de aprendizagem e de produção doconhecimento.

Citation:

de Paulo, Jacks Richard, and L. C. Franco. “Vídeos do youtube: aproximações e distanciamentos em relação ao processo de ensino, de aprendizagem e de produção doconhecimento..” Cuadernos De Educación y Desarrollo 16 (2024): 1-18.

Abstract:

No contexto atual da história de evolução da humanidade, tem-se tornado crescente o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) pela sociedade tanto nas relações cotidianas quanto nas relações de trabalho.  Neste novo contexto, tem-se tornado constante o uso de plataformas digitais. Dentre elas, a plataforma youtube tem despertado o interesse das pessoas de diferentes faixas etárias, principalmente, estudantes da educação básica. Diante do exposto, buscou-se por meio desta pesquisa analisar as contribuições dos vídeos do youtube para o processo de ensino e de aprendizagem de conteúdos abordados com estudantes do 9° ano do ensino fundamental e do 1° ano do ensino médio, de escolas públicas localizadas no interior do estado de Minas Gerais. Para tal, nesta investigação de cunho eminentemente qualitativo, os dados foram coletados a partir de um questionário aplicado aos estudantes, os quais sustentaram nossas análises e reflexões a luz do referencial teórico que versa sobre a temática desta pesquisa. Evidenciou-se que os alunos consideram a plataforma youtube como um recurso fundamental em seu processo educativo e que os professores utilizam tal recurso enquanto algo inovador e que pode potencializar o processo de ensino. Ademais, evidenciou-se, principalmente, a importância da mediação pedagógica, pois, dependendo das práticas pedagógicas implementadas, as videoaulas podem reafirmar práticas que pouco podem contribuir em tais processos.

Publisher's Version