Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula: o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos.

Citation:

de Paulo, Jacks Richard, and P. D. Oliveira. “Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula: o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos..” Pesquisa e Debate em Educação 11 (2021).

Abstract:

O presente artigo apresenta reflexões a respeito da necessidade de abordar os conceitos geográficos de forma significativa ao promover os ensinamentos para crianças.  Nesse sentido, o objetivo principal desta investigação consistiu em refletir sobre as contribuições para a aprendizagem de crianças ao se abordar os conceitos geográficos vinculados as Histórias em Quadrinhos. Para tal, nessa pesquisa de cunho eminentemente qualitativo, apoiou-se nos preceitos da pesquisa colaborativa e da pesquisa-ação. Os dados da investigação evidenciaram que as Histórias em Quadrinhos escolhidas e trabalhadas possibilitaram a aprendizagem significativa dos fatos e fenômenos geográficos pelas crianças, representando uma estratégia facilitadora para abordar conceitos geográficos que fazem parte das relações cotidianas dos alunos, demonstrando suas contribuições para o processo de ensino, de aprendizagem e de produção de conhecimento.

Publisher's Version