Pesquisa-ação, práticas pedagógicas e inclusão: A extensão e a formação inicial e continuada de professores

Citation:

Franco, Marco Antônio Melo, and J. J. A. Xavier. “ Pesquisa-ação, práticas pedagógicas e inclusão: A extensão e a formação inicial e continuada de professores .” Revista extensão 7 (2023): 120-128.

Abstract:

O estudo aqui apresentado objetivou analisar como um projeto de extensão, que tem como base a pesquisa-ação, contribuiu na formação de professores e alunos de graduação no que tange a inclusão da pessoa com deficiência no ensino fundamental I. O projeto aconteceu em escolas públicas dos municípios de Ouro Preto e Mariana em Minas Gerais e contou com a participação de professoras das escolas e alunas de graduação em Pedagogia. A pesquisa-ação foi a metodologia utilizada para fundamentar e orientar a ação do projeto. Como resultado foi possível identificar que a construção coletiva de ações pedagógicas, com base na metodologia proposta, propiciou reflexões e reelaborações das estratégias pedagógicas por parte dos professores. Em relação aos alunos de graduação, proporcionou o envolvimento com o campo da inclusão e a ressignificação de conceitos, bem como o repensar da futura prática docente. É possível concluir que a pesquisa-ação pode se configurar em importante ferramenta metodológica para formação inicial e continuada de professores.   

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