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As discussões relativas à infância, à Educação Infantil – EI – e às relações raciais têm ocupado importante espaço nos debates teóricos e acadêmicos. À vista disso, este trabalho tem como propósito identificar a produção acadêmica que aborda a Educação Infantil e as Relações Étnico-raciais nos últimos cinco anos (2019 a 2023), além de analisar os escopos dessa produção para compreender o que dizem as pesquisas atuais a respeito da temática. Assim sendo, este artigo assume um desenho metodológico de caráter qualitativo, de natureza bibliográfica e exploratória (Gil, 2002; Oliveira, 2010). Para cumprir com os objetivos propostos, realizamos um levantamento das pesquisas científicas que tratam da Educação Infantil e das Relações Étnico-raciais em um recorte temporal de cinco anos (2019-2023) a partir de duas bases de dados: Scielo e Portal de Periódicos da Capes. Os aportes teóricos que ancoram este estudo baseiam-se na Sociologia da Infância, em diálogo com Sarmento (2007), na Educação Infantil e nas Relações Raciais, com Cruz (2024), Santiago (2013, 2020) e Noguera (2020). Nesse sentido, os resultados mostram que as discussões no campo da Educação Infantil avançaram após duas décadas da promulgação da lei n.º 10.639/03. Contudo, os trabalhos feitos nesse contexto de pesquisa são incipientes do ponto de vista do marco legal e das diretrizes dela oriundas. Isso porque as evidências apontaram pouca produção na área, considerando a conjuntura recente das políticas de Educação Infantil e das legislações concernentes às questões raciais.