Produções Narrativas na Formação por Alternância. Educação em Perspectiva

Citation:

dos Santos, Marcelo Loures, and D. Q. Prado. “Produções Narrativas na Formação por Alternância. Educação em Perspectiva.” Educação em perspectiva 12 (2023): 1-15.

Abstract:

As licenciaturas em Educação do Campo têm como objetivo formar professores e gestores para atuarem por áreas de conhecimento em escolas situadas no campo. Orientadas pelos princípios da Formação por alternância, esse modelo educacional pressupõe planejamento, estudos e levantamento de informações na comunidade e sua socialização entre educandos e professores. Buscamos discutir as similaridades teórico-metodológicas entre a Formação por alternância, a Metodologia das Produções Narrativas e sua aplicação em estudo de caso com uma estudante do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa. Foram realizadas entrevistas narrativas sobre os territórios educativos em sua comunidade, refletindo a trajetória pessoal, história local e contexto nacional. A Metodologia das Produções Narrativas contribui para recuperar diferentes sentidos da experiência educativa, compreender as vicissitudes da educação do campo e atualizar experiências enquanto sujeito do campo.

Publisher's Version