As trajetórias de formulação e de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em um município mineiro: análise dos conteúdos da política

Abstract:

O artigo analisa os textos oficiais produzidos nas trajetórias de formulação (nível nacional) e de implementação (nível local) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Contagem, Minas Gerais (MG), para a etapa do Ensino Fundamental,  por meio da análise do contexto dos conteúdos da política. Foram analisados  documentos nacionais, como as versões da BNCC, e locais relacionados à  implementação dessa política em Contagem. A análise trouxe algumas  evidências: a trajetória de formulação da BNCC não revela uma linearidade e os  cenários políticos, de certa forma, são traduzidos nos textos oficiais, pois há diferenças significativas entre as versões 2016 e 2017 em relação, por exemplo,  aos princípios norteadores e o público-alvo destinatário dessa política. Em Contagem, ao se analisar os documentos produzidos a partir da BNCC, na sua  trajetória de implementação, percebemos noções diferentes em relação a essa política, também influenciadas pelo cenário político: na gestão Alexis (2017-2020), a BNCC foi entendida tendo uma perspectiva pautada em padronizar e  homogeneizar os conteúdos e habilidades. Na gestão Marília (2021-atual), por  sua vez, a BNCC foi interpretada não como sendo um único documento orientador para a Rede, já que o professor pode utilizar outros documentos  oficiais. A análise revela que os textos oficiais são importantes para se compreender a trajetória e os contextos da política, pois, além de revelar  avanços e rupturas, fornecem elementos para se compreender a complexidade  que permeia o processo de formulação e implementação das políticas educacionais.

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