Aprendizagem da docência e TDAH: análise de uma prática formativa envolvendo licenciandos(as) em Matemática de um instituto federal mineiro

Citation:

Ferreira, Ana Cristina, and D. L. Sá. “ Aprendizagem da docência e TDAH: análise de uma prática formativa envolvendo licenciandos(as) em Matemática de um instituto federal mineiro.” Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática 8 (2023): 141-158.

Abstract:

Neste artigo, analisa-se uma prática formativa desenvolvida com um grupo de licenciandos(as) em Matemática de um Instituto Federal mineiro. Essa prática formativa é parte de um projeto de ensino e aconteceu no quinto encontro desse grupo. Nela, teve-se a oportunidade de conversar com uma profissional especialista em TDAH, que, além de compartilhar seus conhecimentos e práticas, apontou possibilidades para o trabalho docente e discutiu propostas pensadas pelo grupo. Os dados foram produzidos a partir da observação do encontro, registrada no diário de campo da pesquisadora, e de gravações em áudio e vídeo. Parte-se da ideia de que a aprendizagem da docência em Matemática se dá pelo engajamento em práticas próprias da profissão, a partir das quais os saberes profissionais se aprimoram gradativamente. Pensar nesta aprendizagem em uma perspectiva inclusiva amplia as demandas e a necessidade de desenvolver tanto uma atitude positiva em relação à diversidade quanto saberes específicos que favoreçam a aprendizagem matemática em contextos variados. Os resultados sugerem que os(as) licenciandos(as) participaram da prática como futuros(as) profissionais, engajados nas tarefas próprias da docência, adotando uma postura proativa e sensível em relação aos(às) estudantes com TDAH, mas pensando na sala de aula como espaço para todos e todas.

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