Representação social e música: um estudo sobre o projeto Escola de Música "Tocando em Frente"

Citation:

de Almeida, Fernanda Sampaio, Marcos Vogel, and João F. Soares-Quadros Jr. “Representação social e música: um estudo sobre o projeto Escola de Música "Tocando em Frente".” Revista da ABEM 32 (2024): e32211.

Abstract:

A presente pesquisa teve como objetivo identificar a estrutura das representações sociais sobre música de um grupo de estudantes do projeto social Escola de Música “Tocando em Frente”, realizado na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo-ES). Considerando a participação da música na sociedade e os referenciais sobre a importância da educação musical em contextos de projetos sociais (Almeida, 2005; Arroyo, 1999; Joly; Joly 2011; Kleber, 2006; Santos, 2005; Wille, 2005), a presente pesquisa qualificou o conceito de potencial educativo considerando três fatores, denominados tríade formativa: 1) A música como cerne da formação dentro das vivências sociais; 2) O modelo de educação não-formal promovendo os espaços para compartilhamento; 3) Os objetivos sociais que se relacionam com as necessidades sociais dos sujeitos. Caracterizada como um estudo qualitativo de caráter descritivo, este trabalho traz como referencial teórico-metodológico a abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais (Abric, 2001; Moscovici, 2009; Rateau et al., 2012). A coleta de dados foi realizada utilizando-se um questionário semiestruturado de livre associação de palavras. O tratamento dos dados foi feito com o auxílio de ferramentas computacionais de acesso livre (IRaMuTeQ e Evocation). Os resultados indicam que os termos que apresentaram maior significância da representação dos participantes foram “amor”, “aprendizado” e “persistência”. A discussão dos termos foi relacionada com a construção teórica sobre o potencial educativo do projeto. Como conclusão, percebeu-se a importância da música na formação dos participantes, havendo ainda a necessidade de promover novas reflexões acerca da atuação desses projetos sociomusicais enquanto agentes promotores de transformação social.

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