Linhas de Pesquisa

Linha 1 – Formação de Professores, Políticas Educacionais e História da Educação 

A linha de pesquisa denominada “Formação de Professores, Políticas Educacionais e História da Educação” investiga o campo da formação de professores, suas instituições, História da Educação no Brasil, a gestão educacional e as Políticas Públicas de Educação. Tem como objetivo analisar o campo da formação considerando os aspectos históricos, políticos, os processos formativos e suas modalidades; investigar as instituições escolares e formadoras por meio de diferentes perspectivas históricas, sociológicas e políticas; investigar os diferentes aspectos da historiografia de educação brasileira; estudar a gestão educacional no contexto socioeconômico contemporâneo e investigar as relações entre Estado, Sociedade e Educação na produção de políticas e programas educacionais.

 

Linha 2 – Desigualdades, Diversidades, Diferenças e Práticas Educacionais Inclusivas 

A linha “Desigualdades, Diversidades, Diferenças e Práticas Educacionais Inclusivas” discute questões teórico-metodológicas propostas pelas diferentes abordagens sobre desigualdade, diversidade e diferenças, nos campos sociológico, histórico, antropológico, filosófico e psicológico, bem como seus impactos nas atividades e práticas educativas em diferentes contextos escolares e não escolares.

 

Linha 3 - Práticas Educativas, Metodologias de Ensino e  Aprendizagem e Tecnologias da Educação 

A linha de pesquisa “Práticas Educativas, Metodologias de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias da Educação” tem como objetivo investigar, em diferentes espaços de formação: (1) as práticas e metodologias de ensino, incluindo seus processos curriculares e avaliativos; (2) as tecnologias da informação e comunicação, seus procedimentos e artefatos educacionais; (3) os processos de aquisição de leitura e escrita.