Formação de professores de Matemática e construção de uma mirada profissional: mapeamento da produção brasileira

Citation:

Patrono, R. M., and Ana Cristina Ferreira. “Formação de professores de Matemática e construção de uma mirada profissional: mapeamento da produção brasileira.” In Educação Matemática em Pesquisa Perspectivas e Tendências, 1:276-295. 1st ed., 2021, 1, 276-295.

Abstract:

Apresenta-se aqui um mapeamento de pesquisas brasileiras que focalizam a noção de mirada profissional na formação ou desenvolvimento profissional de professores de Matemática. O desenvolvimento da mirada profissional do professor de Matemática é um tema relativamente recente no Brasil; contudo, está presente no cenário internacional há quase duas décadas. Mirar profissionalmente se refere à capacidade de identificar, compreender e analisar o pensamento matemático do aluno bem como de tomar decisões adequadas a partir dessa compreensão. Trata-se, portanto, de uma noção central quando se pensa na formação e no desenvolvimento profissional de professores de Matemática. O Mapeamento tomou como base o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e uma pesquisa simples no Google. Ao todo, localizou-se dez estudos, sendo cinco pesquisas (dissertações ou teses) e cinco artigos publicados em periódicos. A análise evidencia uma concentração dos trabalhos nas regiões Sul e Sudeste, sob a orientação de três pesquisadores. Além disso, todos se apoiam teórica e metodologicamente nos estudos desenvolvidos por Salvador Llinares. Todas as pesquisas envolvem professores ou futuros professores de Matemática e, em boa parte delas, o trabalho de campo ocorre mediado (total ou parcialmente) pela tecnologia. Os dados analisados se constituem, basicamente, de falas e registros produzidos pelos participantes ao longo do estudo. Em todos os casos, os autores descrevem resultados favoráveis em relação ao desenvolvimento da mirada profissional por parte dos participantes; contudo, ressaltam a necessidade de um tempo maior de dedicação para seu desenvolvimento.

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Last updated on 12/20/2024