XXVI Congresso da ABEM e VI SEMUCE

Outubro 30, 2023

musica 2

 

É com muita satisfação que informamos que o XXVI Congresso Nacional da ABEM/ VI Seminário Internacional sobre Música, Cultura e Educação (SEMUCE) ocorrerá de 29 de outubro a 1º de novembro de 2023 em Ouro Preto-MG sob o tema “Educação Musical em redes: desafios e diálogos contemporâneos”. Esse evento é uma parceria entre a UFOP, UFMG e UEMG.

Esse projeto comum, de um coletivo, responde a uma preocupação do reconhecimento do outro, de integração, de participação democrática, de mobilidade em face do que é exterior. Essas redes não se fecham, ao contrário, tornam possíveis que a produção de um coletivo caminhe com a mobilidade que a própria rede permite. Portanto, a rede acolhe um pensamento de coletividade como uma comunidade de pessoas que trocam ideias e que interagem intelectualmente.

A educação musical em rede se abre para todas as possibilidades de parcerias que se fiam nessa trama. Promover ações colaborativas e a manutenção dessas redes é fundamental para gerar novas parcerias, para estimular inovações e a cooperação entre educadores/as musicais, pesquisadores/as, professores/as, gestores/as e toda a comunidade, além de promover a geração de conhecimento. Também, essa rede tem como ênfase o diálogo e colaboração de um coletivo, valorizando pessoas e grupos que fazem a educação musical acontecer em diferentes instâncias buscando, assim, respostas às exigências advindas de tipos de pesquisas e projetos na contemporaneidade. A rede pressupõe encorajamento de coletivos a empreenderem projetos colaborativos na resolução de problemas que são de todos nós.

Esses “nós” ligados por redes nos levam a pensar no significado da colaboração entre pesquisadores/as, professores/as, profissionais em geral, estudantes, grupos nacionais e internacionais. Também, nos faz refletir sobre os formatos pelos quais essas redes podem se sustentar ao assumir um papel na contemporaneidade, frente aos desafios para as ciências humanas, sociais e artísticas, sobretudo, no domínio da educação musical.

Assim sendo, convidamos a todxs a participar desse grandioso evento, que será sediado pela 1ª vez na UFOP. Maiores informações estão disponíveis no site https://abem.mus.br

Aguardamos a sua presença!

A Coordenação.