PPGE tem projeto aprovado no Programa de Pesquisa Internacional - CNPq

Dezembro 14, 2023

O Prof. Dr. José Rubens Lima Jardilino, docente do PPGE, foi selecionado na chamada CNPq nº14/2023 - APOIO A PROJETOS INTERNACIONAIS DE PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO. Dentre as 2600 propostas apresentadas, a pesquisa, que ficará sob a coordenação do Prof. Jardilino e integrará 4 países do cone sul (Argentina/Brasil/Chile e Uruguai, e no Brasil as universidades UECE, UFSC e UFOP), foi aprovada como prioridade 1, ocupando a 114ª posição dos projetos apresentados.

A proposta foi aprovada com o seguinte parecer:

"A temática da formação inicial de professores torna-se cada vez mais relevante às investigações no campo da política educacional, frente às investidas neo-liberalizantes e mercadológicas. Nesse contexto, uma pesquisa que se propõe a analisar as políticas de formação inicial de professores em quatros países (Brasil, Argentina, Chile e Uruguai) sob a perspectiva do Sul-Global tem potencial para trazer um conjunto de informações e análises que podem contribuir para pensar as políticas de formação inicial de professores num contexto em que a descolonização do público torna-se imperativo para a manutenção da educação como bem público. As questões de pesquisas propostas permitem a construção de uma quadro compreensivo analítico abrangente sob as epistemologias do Sul, contribuindo para cooperações Sul-Sul de entendimento das políticas educacionais. A cooperação entre três instituições brasileiras de educação superior e três estrangeiras favorece agregar conhecimentos e experiências formativas aos pesquisadores que ultrapassam os objetivos da investigação em si. Destaco a relevância e qualidade da proposta."