Realizado por Eliane Ferreira, ex-aluna do PPGE e orientada pela professora Maria do Rosário Figueiredo Tripodi, a dissertação foi desenvolvida com o intuito de investigar o padrão de qualidade nas práticas de creches da região dos inconfidentes.
Segundo a nota criada por Matheus Santos, editada por Lígia Souza e publicada no site da ufop, foi relatado:
''A pesquisa traz um percurso histórico da educação infantil no Brasil, seguido de uma revisão da literatura nacional sobre o tema e de uma análise do banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com o resultado da pesquisa inicial, foram definidas as dimensões de qualidade a serem analisadas nas creches dos municípios.
A pesquisa traz um percurso histórico da educação infantil no Brasil, seguido de uma revisão da literatura nacional sobre o tema e de uma análise do banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Após essa fase, foram definidas as dimensões de qualidade a serem analisadas nas creches dos municípios: "acesso", "modos de oferta" e "insumos".
Como resultado, o estudo destacou que, apesar do aumento no número de vagas, não há um número de demanda por vaga existente; o maior número de vagas é ofertado pela rede pública. Em relação aos insumos, há falta de banheiros adaptados, parques infantis, bibliotecas e salas de leituras. (...)''
A leitura da matéria completa esta disponível neste link.