Comunicado sobre a greve - Atualização

Abril 29, 2024

Estimada comunidade acadêmica,

O Colegiado do PPGE realizou no dia 26/04 uma reunião extraordinária para tratar sobre a situação da greve docente e o posicionamento do Programa. Para contextualizá-los/as sobre a questão, a última Reunião do CUNI deliberou sobre a não suspensão o calendário da pós-graduação. Posteriormente, a Comissão Local de Greve realizou no dia 25/04 uma Assembleia em que ficou definida em votação dos presentes a manutenção da suspensão das aulas até a reunião do CONPEP (data a ser definida).

Com base nesse contexto, o Colegiado do PPGE deliberou por seguir a indicação da categoria e manter a suspensão das aulas até a reunião do CONPEP, tendo em vista a avaliação de que atualmente não há possibilidade de realização das aulas devido às greves docente e dos técnicos administrativos. Posteriormente, o Colegiado se reunirá para avaliar novamente a situação e deliberar pela manutenção ou não da greve.

Ressaltamos que seguem mantidas as seguintes atividades:

- Orientação das pesquisas;

- Bancas de qualificação e de defesa de mestrado e de doutorado;

- Eventos científicos e atividades de pesquisa planejados antes da greve (ex.: grupo de pesquisa, projetos, etc.).

Também ficou decidido que a disciplina do Prof. Illich Peña (visitante), PGE524 - Seminários Temáticos XXIV - Educação para a Justiça Social, adotará atividades substitutivas em caráter remoto, podendo ser realizadas atividades síncronas e assíncronas a depender do planejamento do docente. Essa decisão se justifica pelo curto prazo do seu contrato, visando garantir aos discentes matriculados o cumprimento do conteúdo e o cômputo da carga horária.

Sabemos que essa paralisação não se trata de um ato administrativo, mas sim político, em prol de melhorias para a nossa categoria e, principalmente, para a Universidade como um todo. Esperamos seguir contando com a compreensão e a colaboração de todos(as).

A Coordenação.