Objetivos do PPGE-UFOP

Objetivos

        O Programa de Pós-Graduação em Educação assume os objetivos definidos no ‘Plano Nacional de Pós-Graduação’ (PNPG 2011-2020), especialmente nos desafios de sua contribuição para a Educação básica e o processo de internacionalização. Situa-se ainda na perspectiva de expansão do sistema de Pós-Graduação, no Brasil, que, segundo o PNPG (2010) deve ter quatro vertentes: a capacitação do corpo docente para as instituições de Ensino Superior (no nosso caso, analisando a licenciatura e as práticas educativas como modalidades centrais para tal capacitação); a qualificação dos professores da Educação Básica (igualmente tendo as licenciaturas presenciais e a distância, somada à formação continuada como focos para os processos de qualificação); a especialização de profissionais para o mercado de trabalho público e privado e; a formação de técnicos e pesquisadores para empresas públicas e privadas. 
        Nessa direção, nosso Programa tem como objetivo geral contribuir com a formação de professores, instrumentalizando-os para a produção da pesquisa científica, bem como para atuarem no campo da Educação escolar e não escolar de maneira crítica e reflexiva. Tem como objetivos específicos:

 
a) propiciar avanços no conhecimento no campo da Educação, contribuindo para a análise e a compreensão da problemática na microrregião de Ouro Preto, em Minas Gerais e no Brasil; 

 b) qualificar profissionais para atuar em diferentes níveis e modalidades da educação para aperfeiçoar o sistema educacional brasileiro, na pesquisa, no ensino e na extensão; 

 c) atender às demandas nacionais e regionais tendo como eixo estudos sobre: instituições escolares, formação e profissão docente; diversidade, inclusão e práticas educativas. 
 

  Em relação ao corpo docente do PPGE-UFOP destacamos que 80% dos docentes tem formação especifica em educação e 20 em áreas afins; todavia estes apresentam experiência e produção consolidada na área da educação. Todos os professores têm experiência e estão inseridos em projetos de ensino, pesquisa e extensão. 
   Neste triênio observamos a consolidação e criação de grupos de pesquisa conforme apontados acima, que oportunizaram o aumento de aprovações de projetos de pesquisas financiados pelos órgãos de fomento, estadual e nacional, (Capes, CNPQ, Fapemig), alguns de natureza interinstitucional, com pesquisa de longa duração e projetos pontuais, envolvendo a formação de profissionais da educação desde a formação em iniciação cientifica de alunos da graduação à pós- graduação. Esses projetos são realizados em consonância com os profissionais da educação básica atendendo às recomendações das políticas de formação continuada de professores. Nessa perspectiva, o programa tem privilegiado um processo de formação de profissionais da educação de maneira coletiva, incluindo os estudantes de graduação das licenciaturas, os mestrandos e os professores da escola básica da referida região.