Histórico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP

Histórico do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFOP

A universidade Federal de Ouro Preto firma-se na tradição das áreas das engenharias, consagradas pela secular Escola de Minas; na área da Farmacologia, com a Escola de Farmácia - ambas do período imperial, prestando importante contribuição para a nação com a formação de profissionais para essas áreas, chaves no desenvolvimento da nação brasileira. Mais recentemente, voltou sua atenção para a área das humanidades, criando o Instituto de Ciências Humanas e Sociais, na cidade histórica de Mariana. No final da década de 1990, amplia fortemente sua vocação acadêmico-científico para formar os profissionais da Educação para atuar na docência, gestão e investigação da Escola Básica e da educação em geral, em todos os seus níveis e modalidades.

Esse marco, de grande repercussão para a região e adjacências, se expressa hoje no esforço que vem fazendo a instituição na formação de professores e profissionais da Educação em geral, a partir do Departamento de Educação – DEEDU. No contexto da Universidade, o DEEDU, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (Campus de Mariana), locus em que se abriga o PPGE/UFOP, funciona hoje como órgão de formação para todos os cursos de licenciaturas da UFOP - Artes Cênicas, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química. O referido Instituto mantém em funcionamento três programas de pós-graduação: Educação, Historia e Letras.

O Programa de pós-graduação em Educação – Mestrado da UFOP foi credenciado pela Capes em 2010 e abriu sua primeira turma em 2011, assumindo os objetivos definidos no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2005-2010). Foi constituído, inicialmente, por 8 professores do DEEDU, com a participação de uma professora do Departamento de matemática (DEMAT) e outro do Centro de Educação a Distancia (CEAD). Desde a sua criação, o Programa oferece seleção anual e recebe estudantes de diversas cidades de Minas Gerais e do Brasil. Seu corpo docente é formado por Doutores e Pós doutores em Educação e em áreas afins,

Contexto Atual do Programa

Atualmente, o PPGE/UFOP consolida-se com de 22 docentes permanentes, 2 colaboradores e pós-doutorandos bolsistas (PNPD) e voluntários. Cerca de 80% dos docentes têm formação específica em educação e 20% em áreas afins, com experiência e produção consolidadas na área da educação. Todos estão inseridos em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Há constante consolidação e criação de grupos de pesquisa que oportunizaram o aumento de aprovações de projetos financiados por órgãos de fomento, como Capes, CNPq e Fapemig. Algumas pesquisas são de natureza interinstitucional de longa duração. Outras, locais, envolvendo a formação de profissionais da educação desde a graduação, atendendo às recomendações das políticas de formação continuada de professores.

O Programa situa-se, ainda, na perspectiva de expansão do sistema de Pós-Graduação no Brasil e obteve nota 4 na CAPES em sua primeira avaliação quadrienal completa (2017).  Conta , atualmente, com 3 linhas de pesquisa e seus professores coordenam e/ou atuam em diferentes grupos de investigação sediados na UFOP ou em outras universidades e institutos nacionais e internacionais.

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Educação assume os objetivos definidos no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020), especialmente nos desafios de sua contribuição para a Educação básica e o processo de internacionalização. Situa-se ainda na perspectiva de expansão do sistema de Pós-Graduação no Brasil  que, segundo o PNPG (2010), deve ter quatro vertentes: a capacitação do corpo docente para as instituições de Ensino Superior (no nosso caso, analisando a licenciatura e as práticas educativas como modalidades centrais para tal capacitação); a qualificação dos professores da Educação Básica (igualmente tendo as licenciaturas presenciais e a distância, somadas à formação continuada como focos para os processos de qualificação); a especialização de profissionais para o mercado de trabalho público e privado e a formação de técnicos e pesquisadores para empresas públicas e privadas.

Assim, nosso Programa tem como objetivo geral contribuir com a formação de professores, instrumentalizando-os para a produção da pesquisa científica, bem como para atuarem no campo da Educação escolar e não escolar de maneira crítica e reflexiva.

Tem como objetivos específicos:

a) Propiciar avanços no conhecimento no campo da Educação, contribuindo para a análise e a compreensão da problemática na microrregião de Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais e no Brasil;

b) Qualificar profissionais para que atuem em diferentes níveis e modalidades da educação e aperfeiçoem o sistema educacional brasileiro na pesquisa, no ensino e na extensão;

c) Atender às demandas nacionais e regionais tendo como eixo estudos sobre: instituições escolares, formação e profissão docente; diversidade, inclusão e práticas educativas.

Nessa perspectiva, o Programa tem privilegiado um processo de formação de profissionais da educação de maneira coletiva, incluindo os (as) estudantes de graduação das licenciaturas, os mestrandos (as) e os (as) professores (as) da escola básica da referida região.