Defesas 2024

28 de maio - Yasmin Maria Marzano Andrade - Concepções de ensino, aprendizagem, currículo e avaliação de estudantes do ensino superior: uma análise por meio de desenhos

09 de maio - Ellen Maira de Alcântara Laudares - CONTEXTOS DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: A experiência da Universidade Federal de Ouro Preto

3o de abril - Vanessa Peixoto de Carvalho Alves - POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFOP: UMA ANÁLISE À LUZ DO CICLO DE POLÍTICAS

30 de abril - Gabriela Pereira da Cunha Lima - Experiências que nos tocam e nos acontecem na escola: efeitos da subjetivação sobre os educadores, mantenedores e egressos de uma cooperativa educacional

29 de abril - Solange Maria Mol - Avaliação de habilidades de Matemática da BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental

12 de abril - Ludmilla Santos de Barros Camilotto - Branquitude e Negritude em Cena: Efeitos na Constituição da Subjetividade de Crianças a Partir de Identificações com Personagens de Cinema

03 de abril - Malía Marques Portuense Ambrósio - Educação Indígena ao Ar Livre: Um estudo de caso do Museu Worikg

02 de abril - Cristiane Patrícia Rocha Gomes - REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGIA DAS PROFESSORAS QUE ATUAM NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS - SRM: Desvelando a experiência de formação atreladas ao uso de tecnologias

27 de marçoDostoiewsky Americano do Brasil - Instituição escolar e educação feminina católica: Colégio Normal Nazareth no Vale do Jequitinhonha (1926 a 1931)

27 de março - Francieli Carneiro Mendes - A utilização das TDICs no processo de ensino e de aprendizagem no EnsinoFundamental I – Anos Iniciais: Práticas e desafios

27 de março - Natália Adriana Couy Pinto - Ensino de Arte na Educação de Jovens e Adultos: caminhos e possibilidades

27 de março Andresa Pâmela de Souza - INFLUÊNCIA DOS AVÓS CUIDADORES NA LONGEVIDADE ESCOLAR DEJOVENS UNIVERSITÁRIOS DE CAMADAS POPULARES

27 de março - Thais Mara Anastácio Oliveira - A experiência docente como um recurso para a construção de saberes para ensinar com Questões sociocientíficas

26 de março - Elodia Honse Lebourg - ATRAVESSANDO LABIRINTOS: Processos de socialização de jovens atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, Mariana - MG

26 de março - Ana Maria Mendes Sampaio - A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES/MG SOB A PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES

25 de março -  Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes - "EU TIVE DE ME REINVENTAR": Narrativas docentes sobre a relação professor-aluno no Ensino Remoto Emergencial

25 de março - Ellen Ravaglia Lomeu - CONHECIMENTOS SOBRE FRAÇÕES, PRÓPRIOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR, MOBILIZADOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MURIAÉ (MG) EM UMA AÇÃO FORMATIVA

22 de marçoRicardo Ferreira Vale - EDUCAÇÃO ESCOLAR NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA PONTINHA(MG): ENTRE HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE DOCENTES 

23 de fevereiro - Juliana Ladeira Duarte - Jovens estudantes nas camadas médias e seus projetos de futuro