Linhas de Pesquisa

Linha 1 – Formação de Professores, Instituições e História da Educação – (FPIHE)

A linha de pesquisa denominada “Formação de Professores, Instituições Escolares e História da Educação” investiga o campo da formação de professores, suas instituições e a História da Educação no Brasil. Tem como objetivo analisar o campo da formação considerando os aspectos históricos, políticos, os processos formativos e suas modalidades; investigar as instituições escolares e formadoras por meio de diferentes perspectivas históricas, sociológicas e políticas; e investigar os diferentes aspectos da historiografia de educação brasileira.

 

Linha 2 – Desigualdades, diversidades, diferenças e práticas educativas inclusivas. (DsPEI)

A linha “Desigualdades, Diversidades, Diferenças e Práticas Educativas Inclusivas” discute questões teórico-metodológicas propostas pelas diferentes abordagens sobre desigualdade, diversidade e diferenças, nos campos sociológico, histórico, antropológico, filosófico e psicológico, bem como seus impactos nas atividades e práticas educativas em diferentes contextos escolares e não escolares.

 

Linha 3 - Práticas Educativas Metodologias de Ensino e Tecnologias da Educação (PEMETE)

A linha de pesquisa “Práticas, Metodologias e Tecnologias na Educação” tem como objetivo investigar, em diferentes espaços de formação: (1) as práticas e metodologias de ensino, incluindo seus processos curriculares e avaliativos; (2) as tecnologias da informação e comunicação, seus procedimentos e artefatos educacionais; (3) os processos de aquisição de leitura e escrita.